Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Eventos de capacitação e exposição virtual promoverão artesanato gaúcho

Essa é uma alternativa importante e um novo canal de comercialização para geração de emprego e renda aos artesãos gaúchos neste momento de crise econômica.

Jaíne Martins/Ascom FGTAS
por  Jaíne Martins/Ascom FGTAS
04/08/2020 23:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma série de eventos virtuais de capacitação e de exposição para promover o artesanato gaúcho será realizada no segundo semestre pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). As iniciativas resultam de uma ação conjunta do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da FGTAS.

De acordo com a titular da Stas, Regina Becker, essa é uma alternativa importante e um novo canal de comercialização para geração de emprego e renda aos artesãos gaúchos neste momento de crise econômica. “É uma visão de futuro da Stas e da FGTAS, em que aprendemos a nos reinventar. Acreditamos que será um ambiente virtual de exposição de produtos de alta qualidade e que aproximará os produtores e consumidores gaúchos”, afirma.

Expoargs virtual

Entre as iniciativas está a realização da 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do Rio Grande do Sul, de 8 de setembro a 26 de dezembro. O evento neste formato foi a alternativa encontrada, após o cancelamento da 37ª Expoargs devido à pandemia de coronavírus. A maior feira de artesanato gaúcho era realizada anualmente pela FGTAS, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Conforme o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, a promoção virtual da feira foi a alternativa encontrada pela equipe técnica da instituição para fomentar o setor e manter a realização dos eventos que geram emprego e renda para as famílias gaúchas com segurança, durante a pandemia de coronavírus.

Poderão se inscrever, para comercializar produtos na exposição virtual, os artesãos que têm a carteira de artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade. Somente serão aceitas inscrições para comercialização de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam no documento.

Para expor na feira, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no portal e informar sobre os produtos, além de anexar as imagens das peças que serão comercializadas. A íntegra do edital está disponível no blog.

Haverá quatro oportunidades para expor e comercializar produtos no portal. Confira os períodos de inscrição e os temas de cada campanha:

• Tradição Gaúcha (de 10 de agosto a 7 de setembro)
• Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro)
• Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro)
• Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro)

A feira englobará, ainda, concursos, atividades de capacitação e orientação.

Blog

Outra iniciativa da FGTAS é o lançamento do blog www.artesanatogaucho.rs.gov.br, que contará com o maior acervo de artesanato gaúcho e reunirá profissionais registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e habilitados para o trabalho com 329 matérias-primas e técnicas. Será um espaço de exposição de produtos de alta qualidade, que aproximará produtores e consumidores, além de centralizar informações sobre os eventos virtuais promovidos pelo PGA.

Capacitação

Os artesãos poderão participar gratuitamente de eventos virtuais de capacitação entre 10 de agosto e 16 de novembro, do projeto “Trilha de Capacitações em Gestão – Artesanato bem-feito, negócio bem-sucedido”, que envolve a realização de cursos e minicursos que qualificam o artesão na gestão de seu negócio.

Segundo o coordenador do DPDS, Denis Costa, "as iniciativas de qualificação do projeto Trilha de Capacitações em Gestão tem o compromisso de proporcionar aos artesãos conhecimentos e habilidades para divulgação de sua produção artesanal no meio virtual”. Este ano, concomitante à realização da Expoargs Virtual, haverá capacitações de preparação do artesão, de acompanhamento e de sustentabilidade do negócio próprio, com viés e foco na inserção do profissional no mundo digital e de potencializar suas vendas em plataformas de e-commerce e em redes sociais, a fim de constituir um canal de comercialização e geração de renda.

As atividades objetivam orientar o artesão na exposição e divulgação de sua produção no meio virtual e promover iniciativas de apoio com reforço e constituição de laboratórios práticos para a facilitação do aprendizado. Entre os temas abordados nas capacitações estão fotografia, redes sociais, marketing digital, ferramentas virtuais, atendimento e prospecção, relacionamentos e negócios e parcerias e estratégias. A programação completa está disponível no blog.

A primeira capacitação virtual será realizada na próxima segunda-feira (10/8), às 14h, com o tema Fotografia como uma ferramenta de vendas. As inscrições gratuitas podem ser realizadas no site. Os inscritos receberão o link de acesso por e-mail, e os participantes receberão certificado. Os vídeos também serão disponibilizados, posteriormente, no blog.

Webnário

De 23 de novembro a 4 de dezembro, ocorrerá o webnário Seminário Estadual do Artesanato Artesão em Foco, com o objetivo de fornecer orientações voltadas à profissão do artesão e ao desenvolvimento do artesanato, além de proporcionar atividades de troca de experiência e promover espaços de discussão das políticas públicas e o aprimoramento das técnicas artesanais.

Renovação da carteira de artesão

Para facilitar a participação dos artesãos registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) que se encontram com a carteira de artesão fora do prazo de validade, é oferecida a possibilidade de encaminhar a renovação do documento por meio do blog. Basta efetuar o pagamento de uma taxa de serviço no valor de R$ 22 disponível no site da Secretaria da Fazenda e preencher o formulário disponível no blog. Os artesãos deverão anexar, no formulário, os comprovantes de pagamento da taxa e de residência, uma foto 3x4 atualizada, cópias da carteira de identidade e do CPF.

Os artesãos que desejarem realizar a inclusão de nova matéria-prima em sua carteira deverão, ainda, agendar a aplicação do teste de habilidade na agência FGTAS/Sine do seu município. Os artesãos poderão entrar em contato direto com a unidade mais próxima por telefone/WhatsApp ou e-mail.

O teste consiste na elaboração de uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases (início e conclusão), diante de um servidor da FGTAS, que realizará o registro por meio de fotografias e vídeos para a análise por parte dos técnicos do Programa Gaúcho do Artesanato.

PGA

O PGA incentiva e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da carteira de artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE