Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Expointer Digital 2020 : Emater/RS-Ascar terá programação intensa nesta semana

Até esta segunda-feira foram realizadas seis transmissões virtuais e outras nove ainda estão previstas até o próximo domingo (04).

Assessoria
por  Assessoria
28/09/2020 21:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar está participando, desde o último sábado (26), da programação da Expointer Digital 2020, que neste ano ocorre em formato híbrido, ou seja, misturando o ambiente presencial (respeitando os protocolos de segurança e o distanciamento social) no Parque Assis Brasil, e virtual, por meio de três canais de transmissão de programações online (Facebook e Youtube do Programa Rio Grande Rural da Emater/RS-Ascar e o Canal Agro da Expointer).

Até esta segunda-feira foram realizadas seis transmissões virtuais e outras nove ainda estão previstas até o próximo domingo (04/10). As lives ocorrem em diferentes horários pela internet, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), contemplando os interesses dos agricultores e das agricultoras que são assessorados no Rio Grande do Sul e todo o público interessado, já que estas ferramentas permitem acesso de qualquer lugar do mundo.

Nesta terça (29) ocorrem transmissões, às 14h30, com os temas conversando sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), pelo canal da Emater/RS-Ascar no youtube e facebook institucional, e a Pecanicultura Gaúcha, com transmissão pelo Canal Agro da Expointer, que é possível entrar direto pelo site www.expointer.rs.gov.br. Na live que será discutido o Pnae, estará presente o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

Para os agricultores familiares, o Programa representa a criação de novos mercados para seus produtos, a valorização da produção de alimentos locais e regionais, incentivo à organização, cooperação e/ou formalização dos agricultores, incentivo ao empreendedorismo local, valorização dos aspectos sociais, culturais e ambientais, novas oportunidades de negócio, geração de emprego e renda e a possibilidade de sucessão da propriedade rural. Neste sentido, o evento “Conversando sobre Pnae e a agricultura familiar” tem como objetivo discutir as ações conjuntas das instituições federais para o fortalecimento das compras da agricultura familiar no Pnae, ressalta a mediadora Patrícia Fogaça Fernandes.

Na quarta-feira (30), a primeira live ocorre às 8h30, pelos canais da Emater/RS-Ascar, e o tema será “Segurança do aplicador: orientações para os produtores para o uso correto de EPI orientações”, enquanto que às 14h30 haverá o lançamento da Campanha Rural Conectado, ambas pelos canais da Emater/RS-Ascar.

A Campanha Rural Conectado nasceu da iniciativa de jovens que realizaram o Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, no Centro de Treinamento da Instituição em Montenegro (Cetam). A Campanha objetiva sensibilizar as autoridades e comunidade em geral acerca da importância do acesso e implantação de Tecnologias de Informação e Comunicação de qualidade em comunidades rurais do Rio Grande do Sul. “A iniciativa e o protagonismo da Campanha são dos jovens do curso que desenvolveram as estratégias de desencadeamento da mesma, com apoio dos extensionistas da Emater”, ressalta a extensionista Elisângela Froehlich.

Na quinta-feira (01/10), às 14h30, será debatido o Abastecimento de água no meio rural como um desafio a ser enfrentado, pelos canais da Emater/RS-Ascar. Neste evento os participantes poderão conhecer duas experiências relacionadas ao abastecimento de água para famílias e comunidades rurais, uma que ocorre em Sinimbu e outra em Chiapetta.

Para a sexta-feira (02/10) estão previstos dois eventos pelas plataformas da Emater/RS-Ascar: às 14h “Povos e Comunidades Tradicionais e Geração de Renda: desafios, potencialidades e arranjos possíveis” e, às 15h30, o Seminário sobre produção de alfafa: atualidade e perspectivas. O debate em torno do tema “povos e comunidades tradicionais” ocorrerá com o objetivo de problematizar os desafios e das potencialidades para a inclusão de comunidades indígenas, quilombolas e pescadores artesanais em arranjos produtivos possíveis como forma de geração de renda, já que são atendidos pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado.

No sábado (03/10) serão realizadas duas transmissões pelo Canal Agro, uma às 14h30, onde a “Rastreabilidade de produtos vegetais frescos” será o centro dos debates, enquanto às 16h a pauta da live será Bioinsumos. No mês de maio de 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Programa Nacional de Bioinsumos, cujo foco é aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira para reduzir a dependência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e ampliar oferta de matéria-prima para setor. A demanda de Programas como este nasce a partir do crescente pleito de consumidores e produtores rurais que buscam insumos e produtos de menor impacto econômico e ambiental. Neste cenário, o evento “Bioinsumos” visa apresentar para técnicos e agricultores novidades em termos de tecnologias e registro de bioinsumos no Mapa, como alternativa viável e segura no manejo nutricional e fitossanitário, em consonância com a legislação e com o Programa Nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE