Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Exportadores de cérebros

- Por Anaximandro Zambonatto Pezzin

Anaximandro Zambonatto Pezzin
por  Anaximandro Zambonatto Pezzin
23/02/2020 10:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Gostaria muito de voltar conversar com aquela bela moça, que em 2016 na companhia de meu sobrinho Gabriel, visitamos no bairro anexo ao Distrito industrial, aqui em Erechim. Confesso minha dificuldade em recordar nomes, grave defeito meu, mas recordo com nitidez a conversa que tivemos. Me chamou muito a atenção, quando em dado momento ela nos disse: "esta cidade é exportadora de cérebros". Pedi que falasse mais sobre isso, e seguiu então explicando. Aqui temos boa formação, boa base cultural e intelectual, boas escolas e boa preparação, mas, formado, ao profissional faltam oportunidades, barreiras são criadas, motivando a mudança para outras localidades. Nunca antes havia parado para pensar sob esta ótica. Ela tinha razão.

Passei a analisar quantos amigos meus se foram, quantos estão morando noutras cidades buscando lá a oportunidade que aqui lhes faltou, quantos foram obrigados empreender fora da terra natal em decorrência de exigências despropositadas da administração local. De uma conta rasa, creio que mais de metade de meus colegas estão noutras cidades, para lá levaram cérebros brilhantes, suas empresas, empregos e oportunidades, pois aqui viram dificuldades ou barreiras que não deveriam existir.

Precisamos urgente alterar esse curso. A postura de nossa administração gerando empecilhos, burocracia desmedida, proibições, retardos, custos, devem cessar imediatamente. Enquanto perdurar tal conduta, seguiremos estimulando a êxodo desse valioso ativo, dificultando o crescimento local e o pior, afastando famílias.

Anaximandro Zambonatto Pezzin, empresário e Advogado em Erechim RS, posGraduacoes em Gestão Cooperativa e Direito da Empresa e doConsumidor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE