Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Falta leitos no litoral de SC e paciente com Covid-19 é transferida para Concórdia

Falta leitos de UTI no Litoral Norte de SC e a Central de Regulação do estado começa transferir para Concórdia, onde agora sobe leitos destinados a Covid-19.

AtualFM
por  AtualFM
13/07/2020 21:39 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O crescente número de internações para tratamento de coronavírus no litoral norte do Estado e consequente falta de leitos em hospitais, está obrigando a transferência de pacientes para o hospital São Francisco de Concórdia.

Uma paciente de Itapema que está respirando com ajuda de aparelhos, foi internada na UTI, durante o final de semana.

Outros dois pacientes morreram de Covid-19 no mesmo dia, em Itapema, aguardando internação em UTI. Eles estavam internados em leitos de semi-UTI do Hospital Santo Antônio, no mesmo município.

A paciente que foi transferida para Concórdia tem 82 anos e sofre de doenças crônicas. De acordo com Nilza Simas, prefeita de Itapema, foi solicitada uma vaga às 7h40 de domingo. O pedido foi feito para a Central de Regulação de Itajaí, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde.

O pedido foi reiterado no decorrer do dia e o primeiro retorno teria vindo às 15h, dando conta de que não haviam vagas nas UTIs da região. No final da noite, a Central de Regulação afirmou que a paciente deveria ser transferida para o hospital de Concórdia.

O hospital São Francisco possui os 16 leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 vinculados ao governo do Estado, ou seja, ficam disponíveis a uma central de regulação que define sobre as transferências dos pacientes de outras regiões.

Nas últimas horas o número de internações aumentou no HSF. No momento são 11 pacientes recebendo tratamento contra o coronavírus, sendo que seis estão em leitos de UTI e os demais em quartos de enfermaria. Destes, apenas uma pessoa tem diagnóstico confirmado para Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE