Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Feira Virtual disponibiliza serviço de Disque Perdas

O acesso ao número de contato feito por meio de WhatsApp já está disponível dentro da plataforma digital da Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), lançada pela Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar/ Taline Schneider
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar/ Taline Schneider
03/07/2020 13:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os produtores rurais podem contar agora com um novo canal exclusivo e gratuito para comunicar sobre possíveis perdas de alimentos ocasionadas por problemas na comercialização em função da pandemia da Covid-19. O acesso ao número de contato feito por meio de WhatsApp, disponibilizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já está disponível dentro da plataforma digital da Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), lançada pela Emater/RS-Ascar.

O atendimento do Disque Perdas será iniciado automaticamente com o envio de perguntas essenciais para que a situação de cada agricultor familiar seja analisada individualmente. Lembrando que o novo serviço é nacional e não exclusivo da Fevaf, portanto os agricultores também podem utilizá-lo mesmo sem serem cadastrados na plataforma da Feira Virtual pelo (61) 9873-3519.

Desde meados de abril até esta manhã (02/07), 874 empreendimentos de agroindústrias, cooperativas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul estão cadastrados Fevaf, que conta com 80 mil acessos de visitantes, 230 instalações ativas (aplicativo baixado) e está disponível em https://bit.ly/2XtLndL. O objetivo deste hotsite é aproximar produtores e consumidores, favorecendo o escoamento da produção por meio desse atendimento virtual, em especial neste período de quarentena e de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A plataforma da Feira Virtual foi idealizada e construída pelas gerências Técnica (GET) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Nela estão sendo cadastradas agroindústrias que integram o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), agricultores familiares com DAP e cooperativas com DAP jurídica que têm produção para vender diretamente ao consumidor.

A gerente técnica adjunta, Luana Machado, explica que a plataforma objetiva conectar consumidores a produtores. “O consumidor entra na plataforma e pesquisa o nome da agroindústria, município e/ou produto e como entrar em contato, o que será feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados nesta plataforma”. No portal também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento à Covid-19. “E agora mais essa novidade do Disque Perdas”.

Interessados em oferecer seus produtos devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar de sua cidade para preencher o formulário. Encontre o endereço e e-mail de cada escritório em https://bit.ly/2yU7FuJ.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE