Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Fenômeno Halo Solar chama atenção dos gaúchos nesta quinta-feira

Fenômeno é bastante comum e encanta as pessoas. O nome do fenômeno é sinônimo de auréola.

Metsul
por  Metsul
15/10/2020 13:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Quem olhou para o céu na manhã desta quinta-feira (15) percebeu algo diferente: um círculo colorido em volta do sol. Trata-se de um fenômeno bastante comum e que às vezes, pela sua clareza e nitidez encanta as pessoas. O nome do fenômeno é sinônimo de auréola.

Foto: Maeli Venâncio Pereira

O halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta da chamada troposfera em altitudes, em geral, perto de dez quilômetros. Ocorrem na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado.

Foto: Bruna Carla Abreu

A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por isso, o halo é visto também ao redor da Lua às vezes.

Foto: Andry Stenke

Vários registram foram feitos em diferentes pontos aqui do Alto Uruguai gaúcho. Alguns internautas dividiram conosco (e com vocês) esses registros.

Foto: Dani Jardel

Foto: Norma Do Amaral

Quer receber notícias do AU pelo whatsapp? Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE