Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Festa da Uva de Caxias do Sul é adiada para 2022

Festa das Colheitas, em 2021, será ponto alto da preparação do evento. Escolha das soberanas será no ano que vem.

O Pioneiro
por  O Pioneiro
25/06/2020 11:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A grande festa comunitária de Caxias do Sul não será realizada em 2021. A Festa da Uva, que completa 90 anos da sua primeira edição no ano que vem, só ocorrerá em 2022. O anúncio foi feito pela comissão comunitária e o conselho consultivo da festa após reunião na tarde desta quarta-feira (24). As datas exatas da realização do evento só serão confirmadas no começo do próximo ano.

— Foi uma decisão bastante tranquila. Houve uma unanimidade e todos concordaram em não fazer o evento em 2021, quando temos ainda muitas incertezas em relação a todos os protocolos que podem acontecer, especialmente para fazer a escolha das soberanas, que teria que acontecer ainda esse ano — afirmou a presidente da Festa da Uva, Sandra Randon, explicando que realizar o evento em 2021 poderia trazer perdas:

— Todos entenderam que fazer uma festa menor nesse momento era um risco muito grande de acabar trazendo um prejuízo para a marca Festa da Uva.

João Pedro Bressan / Divulgação / CP

Em 2021, no entanto, a organização da Festuva pretende realizar eventos preparatórios para a grande festa no ano seguinte. O principal destes será a Festa das Colheitas, programada para ocorrer de 5 a 28 de março — cerca de um mês depois do que estava programada a Festa da Uva, que seria entre os dias 12 e 28 de fevereiro.

No dia 27 de março, o evento de escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva será outro grande marco na preparação para o evento de 2022.

— Fazer a escolha das soberanas no último final da festa (das colheitas), representando que elas sejam fruto dessa colheita. A mudança foi uma decisão unânime, sempre no compromisso de manter nossa festa sempre na grandiosidade e imponência que ela sempre teve — afirma Sandra.

Em 2020, a Festa das Colheitas ocorreu apenas em um dos três finais de semana previstos, por conta da pandemia do coronavírus. Segundo a presidente da Festa da Uva, o evento em 2021 valorizará ainda mais a produção local.

Efeitos econômicos

Segundo Sandra Randon, a conversa com os patrocinadores que estavam encaminhados para o evento no ano que vem foi tranquila. Para ela, a mudança valorizará ainda mais as marcas agregadas à Festa da Uva.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE