Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Filho escreve recado na grama para pai que está internado com a Covid-19

Já são 45 dias que a família Camargo está longe do seu Álvaro que está em tratamento na cidade de Porto Alegre.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
28/12/2020 16:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Já são 45 dias que a família Camargo está longe do seu Álvaro. Depois de passarem o Natal longe, a expectativa dos filhos e netos é de que o agricultor comece 2021 ao lado de todos. Mas, a situação era muito diferente no dia 5 de dezembro, quando o filho mais velho fez um apelo: Volta, pai.

"Estava desesperado, chorando. Aí eu estava cortando a grama e pensei: vou escrever aqui pro pai. Aí escrevi com a máquina de cortar grama, ficou meio torto, sem muita medida", conta Afonso Camargo.

Álvaro deixou a cidade onde vive, Palmares do Sul, no Litoral Norte gaúcho, rumo à Porto Alegre, em uma assustadora sexta-feira, 13 de novembro. Com a oxigenação baixa e diagnóstico de Covid-19, o patriarca da família Camargo foi entubado quatro dias depois.

Aos 63 anos, o agricultor nunca havia tido problemas de saúde. "Os exames dele [estavam] tudo em dia, melhores que os meus. Então a nossa preocupação era com a mãe. Não era com o pai", relata Afonso.

A matricarca também foi contaminada pelo novo coronavírus mas assintomática. Já o marido, ficou entubado por 24 dias.

Foto: Malcoln Robert Marques Silva

"Não pode ter a presença dos familiares, então os médicos ligavam todo dia pela uma da tarde e a gente sempre ficava angustiado. (...) Às vezes eles atrasavam, pela questão do hospital estar superlotado. E aí esse dia que eu fiz o corte da grama, ele estava entubado, o médico tinha dito que sairia do tubo. Mas o meu pai ficou muito agitado e não conseguiu tirar", explica o filho.

Uma semana depois da mensagem escrita na grama, seu Álvaro - que tinha até uma traqueostomia agendada - melhorou, foi desentubado e o procedimento cirúrgico, cancelado.

Questionado pela repórter da CNN, se Afonso acreditava em Deus, ele diz: "Eu não sou religioso, praticante, mas eu acredito que a gente pensando coisa boa e fazendo coisa boa, tudo funciona. Talvez pode ser Deus, né?"

A mensagem acabou sendo descoberta por outras pessoas apenas na semana passada, logo quando o agricultor deixou a Unidade de Tratamento Intensivo e foi pro quarto. Um sobrinho registrou a mensagem com um drone.

Família Camargo / Foto: Arquivo Pessoal

Os vídeos e fotos foram mostrados para seu Álvaro, que mesmo com dificuldade de falar, fez questão de ligar pro filho mais velho. "Ele disse: 'Obrigada meu filho, te amo', chorando. Isso que meu pai não é muito de falar hein?". Afonso e a família têm certeza que a mensagem deu ainda mais força para o patriarca, que apresenta melhora a cada dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE