Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Forte temporal de granizo atinge a fronteira gaúcha nesta manhã

Pedras de granizo do tamanho até de maçãs caíram no final da manhã em Cuñapirú, departamento de Rivera, no Uruguai .

Metsul
por  Metsul
30/09/2020 14:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Forte temporal com grande quantidade de granizo atingiu no final da manhã pontos do município de Livramento, na fronteira com o Uruguai. O granizo alcançou também pontos da vizinha Rivera, no lado uruguaio da fronteira. As pedras de granizo tiveram tamanho médio.

As primeiras informações divulgadas pelo jornal A Platéia e a Rádio RCC, parceiros da MetSul Meteorologia em Livramento, dão conta que as pedras de granizo chegaram até a perfurar telhados em algumas propriedades da zona rural do município da fronteira.

Pedras de granizo do tamanho até de maçãs caíram no final da manhã em Cuñapirú, departamento de Rivera, no Uruguai (Karen Ferreira)

O temporal de granizo que atingiu a fronteira era previsto. Uma frente quente formou-se no Rio Grande do Sul nas últimas horas e avança de Noroeste para Sudeste, devendo afetar nas próximas horas o Uruguai, a Campanha, o Sul e parte do Leste do Rio Grande do Sul com novas ocorrências de granizo e que em alguns pontos do Sul gaúcho pode ser de médio a grande tamanho.

No começo desta quarta-feira, granizo caiu em pontos da Grande Porto Alegre com as nuvens carregadas associadas à frente quente que foram responsáveis por trazer chuva forte com altos volumes e muitos raios na área metropolitana. O granizo, entretanto, foi miúdo. No final da manhã, Novo Hamburgo voltou a ter granizo de pequeno diâmetro.

Outras regiões do Estado podem ter temporais muito isolados de granizo de variado tamanho da tarde para a noite de hoje devido ao intenso aquecimento e à atmosfera muito instável. A temperatura ao meio-dia em Santa Rosa chegava já a 35ºC e deve ir a 37ºC ou 38ºC no meio da tarde desta quarta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE