Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Frente Parlamentar em Defesa das Apaes foi lançada em cerimônia virtual

Deputado Paparico propõe inserir as famílias no fortalecimento das Apaes.

Antonio Grzybowski/Assessoria
por  Antonio Grzybowski/Assessoria
31/08/2020 13:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O deputado Paparico Bacchi (PL) quer incluir as famílias no fortalecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. A proposta foi apresentada no ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes do Rio Grande do Sul (FreApaes). A cerimônia realizada na sexta-feira (28) foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP) e contou com a presença virtual do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, além do presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes), Afonso Tochetto e da presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Coepede), Jussara Muller de Assis.

"É a família quem dá o suporte para as pessoas com deficiência. Devemos apoiá-las com recursos, mas também com muito calor humano", destacou Paparico Bacchi ao antecipar que pretende trabalhar pelo fortalecimento das Apaes e também pela inclusão dos deficientes e seus familiares.

Antonio Grzybowski

Sobre a FreApaes

A FreApaes é presidida pelo deputado Paparico Bacchi e recebeu a adesão de outros 39 parlamentares. A proposta inicial de trabalho visa fazer o diagnóstico e promover o debate em torno das necessidades das Apaes do Rio Grande do Sul.

Causa justa

Pai de Isabela Cristina Domingues Bacchi, 11 anos, portadora da síndrome de Dow e autista, Paparico Bacchi destaca que aproximadamente 720 mil gaúchos têm algum tipo de deficiência. De acordo com os dados de Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, mais de 10% desta população vive em situação de vulnerabilidade social.

“Urge a necessidade de apoiar e fortalecer o trabalho das Apaes e inserir os familiares das pessoas deficientes neste processo. Acredito que por meio desta frente parlamentar a Assembleia Legislativa assume o protagonismo de promover o debate sobre o tema e estimular políticas públicas necessárias para garantir o futuro destas instituições, além de dignidade e respeito aos deficientes”, ressalta Paparico Bacchi.

Apoio da federação das Apaes

O presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, mencionou que no RS atuam 202 Apaes que atendem mais de 60 mil pessoas diretamente, abrangendo 200 mil indiretamente. Para ele, a FreApaes pode intensificar o debate sobre inclusão social e contra a discriminação das pessoas com deficiência, e auxiliar no diálogo com a sociedade para estabelecer políticas públicas de suporte às famílias de pessoas especiais.

Compromisso do Estado

O secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, ratificou o compromisso do governador Eduardo Leite de encaminhar para a Assembleia Legislativa, no mês de setembro, o projeto denominado Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão. Entre outras ações de sua pasta, o secretário destacou a interiorização da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE