Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Frio trouxe imagens incríveis em Jaquirana

Esse tipo de geada, chamado de hoarfrost na língua inglesa, não é comum de se observar no Rio Grande do Sul.

Metsul
por  Metsul
17/07/2020 10:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Geada com temperatura negativa na madrugada de quarta-feira (15) trouxe imagens impressionantes em Jaquirana (altitude 960 metros), nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. A mínima na região chegou a 6,1°C em São José dos Ausentes no amanhecer da quarta-feira.

As imagens mostram as árvores e o restante da vegetação cobertos de gelo de cima a baixo, o que não caracteriza apenas uma geada comumente vista no Estado. As imagens são tão insólitas para o Rio Grande do Sul, apesar de comuns em países de clima muito frio no inverno, que nem parecem ter sido registradas no território gaúcho. Os áudios dos vídeos, contudo, mostram que as imagens são legítimas e foram gravadas no Rio Grande do Sul. Ouve-se em um deles o áudio de uma emissora de rádio de Porto Alegre.

Esse tipo de geada, chamado de hoarfrost na língua inglesa, não é comum de se observar no Rio Grande do Sul. Ocorre com a depósito de cristais de gelo formados por deposição direta em objetos, geralmente de pequeno diâmetro expostos livremente ao ar, como galhos de árvores, caules de plantas e bordas de folhas, fios, postes, etc.

(Com imagens de Volnei Meregalli, Rose Silva, Vinícius Cordova e Eliseu Souza).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE