Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Funcionários da Boeing dizem que modelo que caiu na Etiópia e na Indonésia foi 'projetado por palhaços'

Diálogos sobre 737 MAX foram entregues pela própria empresa ao Congresso dos EUA e à FAA. Modelo está proibido de voar e parou de ser fabricado após 2 acidentes matarem 346 pessoas.

G1/Globo
por  G1/Globo
10/01/2020 13:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Boeing divulgou na quinta-feira (9) mensagens internas de funcionários com comentários críticos sobre o desenvolvimento da aeronave 737 MAX, modelo de aviões de dois acidentes aéreos que mataram 346 pessoas na Etiópia e na Indonésia. A aeronave é diferente da que caiu nesta quarta-feira (10) no Irã.

Os diálogos sobre o Boeing 737 MAX aconteceram em e-mails e mensagens instantâneas e incluem diálogos que diziam que o avião foi "projetado por palhaços e supervisionado por macacos". O conteúdo foi reproduzido pela agência Reuters e pelo jornal "The New York Times".

O Boeing 737 MAX está proibido de voar em todo o mundo depois dos acidentes na Etiópia e na Indonésia. O modelo, que era o mais vendido da companhia, teve sua produção interrompida neste mês.

As conversas foram enviadas pela própria Boeing para o Congresso dos Estados Unidos e para a agência reguladora dos EUA (FAA, na sigla em inglês). Segundo a Reuters, a fabricante justificou a divulgação das mensagens como parte do "compromisso com a transparência". A Boeing afirmou ainda que os diálogos não representam a empresa e são "completamente inaceitáveis". Não está claro como ela teve acesso ao conteúdo.

Mensagens e e-mails

Segundo a Reuters, nas centenas de mensagens de textos e e-mails divulgadas pela Boeing, os funcionários ridicularizam a aeronave e zombam da FAA. Os empregados não foram identificados.

Em 8 de fevereiro de 2018, quando o avião estava no ar e 8 meses antes do primeiro acidente fatal, um funcionário pergunta a outro:

"Você colocaria sua família em um simulador do MAX?"

O outro empregado responde:

"Eu não."

Segundo a Reuters, funcionários da Boeing também trocaram mensagens com reclamações sobre o 737 MAX após problemas com o computador de gerenciamento de voo. Em uma das conversas, eles dizem:

"Este avião é projetado por palhaços, que por sua vez, são supervisionados por macacos."

O jornal The New York Times divulgou outra mensagem em que um empregado da Boeing diz:

"Eu não fui perdoado por Deus pelo que eu acobertei ano passado."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE