Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Gilson Machado assume o Ministério do Turismo

Atual presidente da Embratur assume o cargo no lugar de Marcelo Álvaro Antonio, demitido nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
09/12/2020 23:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Como já se previa, Gilson Machado teve o nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo ministro do Turismo no lugar de Marcelo Álvaro Antonio, demitido do cargo nesta quarta-feira.

Pelo Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, confirmou a nomeação de Machado: “Desejo boa sorte a Gilson Machado, que vinha fazendo bom trabalho como Presidente da Embratur e agora se torna novo Ministro do Turismo. Que Deus o ilumine nessa nova jornada!”

Valter Campanato / Agência Brasil / R7

Amigo de Bolsonaro, Machado, é conhecido por acompanhar o presidente em viagens pelo Brasil e por ser figura constante nas “lives” presidenciais, em que costuma tocar sanfona. Ele sucede Marcelo Álvaro Antonio para um período “tampão”. Uma nova mudança deve ocorrer a partir de fevereiro, quando uma reforma ministerial está prevista.

Atual presidente da Embratur, Machado é aliado de Bolsonaro desde a campanha presidencial e participou da equipe de transição. Antes de ser nomeado presidente da agência de fomento ao turismo, atuou como secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas.

No fim de junho, Machado, que é de Recife, ganhou destaque depois de tocar “Ave Maria” na sanfona durante uma transmissão ao vivo do presidente. A música era uma homenagem às vítimas da Covid-19. Naquele dia, 25 de junho, o País chegou a 55 mil mortes pelo novo coronavírus.

O novo ministro do Turismo também participou da criação do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente e os filhos vêm tentando oficializar. Na noite de terça-feira, ele esteve no lançamento do Instituto Conservador-Liberal do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE