Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Golpistas usam Netflix como isca para roubar dados de assinantes da plataforma

De posse de informações das vítimas, fraudes bancárias podem ser aplicadas. Veja quais cuidados adotar.

GZH
por  GZH
15/07/2020 14:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Usuários da plataforma de streaming Netflix precisam estar atentos a um novo golpe que circula na internet. Golpistas solicitam a atualização dos dados do cartão de crédito usado no pagamento por meio de um link. Ao clicar e informar o que é solicitado, os usuários ficam vulneráveis a fraudes bancárias. As informações são da revista Exame.

O crime funciona da seguinte maneira, cibercriminosos enviam e-mails para os clientes do catálogo online de filmes e séries dizendo que existe uma falha com a forma de pagamento da assinatura.

Como solução para o problema e para evitar o cancelamento da assinatura, é pedido o repasse dos informações pessoais e dados sensíveis do cartão de crédito. Uma vez de posse desse material, as vítimas podem ter seu cartão utilizado para outros fins.

O layout da portal usado pelo cibercriminosos é extremamente parecido com o da plataforma Netflix original. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado para não ser enganado. Segundo a PSafe, companhia de segurança digital, mais de 6 mil pessoas foram vítimas da ação.

Reprodução

Veja como se proteger

  • Faça uso de antivírus no celular e no computador que disponibilizem proteção contra ameaças digitais
  • Busque sempre sites oficiais das empresas para checar informações recebidas por meio da internet
  • Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados WhatsApp, nas redes sociais e de contatos desconhecidos de e-mail. Evite fornecer qualquer informação pessoal a sites dos quais não conhece a procedência
  • Se você, não tem nenhum tipo de antivírus em seus dispositivos, ao menos, verifique se um link é falso no site do dfndr lab,que é do ramo da segurança na internet. A checagem avisa se um site pode oferecer alguma característica maliciosa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE