Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Governador de SC visita terreno que receberá Centro de Inovação em Resgate Veicular em Chapecó

O espaço que contará com um complexo, que terá estrutura similar a um hospital e 12 salas, o custo da construção deve chegar a quase R$ 10 milhões.

Secom/SC
por  Secom/SC
07/12/2020 10:10 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador de SC, Carlos Moisés, em sua visita de dois dias ao Oeste catarinense, visitou o terreno que receberá o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde do Corpo de Bombeiros Militar. A estrutura ficará na cidade de Chapecó e será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O espaço contará com um complexo, que terá estrutura similar a um hospital e 12 salas, permitindo simulações.

O governador destacou que o projeto representará um marco em relação ao treinamento pré-hospitalar e também dentro dos hospitais. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa inovadora, que ajudará a elevar o nome da cidade dentro e fora de Santa Catarina. 

"Chapecó se tornará uma referência. Todas as pessoas que passarem pelo treinamento terão no seu currículo uma passagem pela cidade. Isso movimenta o nosso município e destaca a grandeza de Chapecó. Eu vejo que esse é um projeto visionário”, ressaltou.

Carlos Moisés também frisou que os profissionais que passarem pelo Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde se tornarão mais completos e terão cada vez mais capacidade de prover melhor atendimento em acidentes de trânsito.

Segundo o comandante da 3ª Região de Bombeiro Militar, tenente-coronel Hilton Zeferino, a terraplanagem do terreno, com a posterior colocação do asfalto terá início na próxima semana. A expectativa é que a obra esteja totalmente concluída no segundo semestre de 2020. Zeferino conta que o custo da construção deve chegar a quase R$ 10 milhões, com recursos do Governo do Estado, de emendas parlamentares estaduais e federais. A iniciativa também tem o apoio de universidades e da prefeitura de Chapecó, que cedeu o terreno.

“O nosso objetivo é preparar as equipes de primeira resposta no atendimento a acidentes de trânsito. Teremos um entendimento do ciclo completo, com um preparo muito maior para que elas possam minimizar danos, evitando lesões decorrentes dos acidentes e reduzindo o número de óbitos”, disse Zeferino.

Sobre o Centro

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública.

O espaço ainda terá áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Entre eles um túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, um ponte com tanque alagado, além de áreas que simularão rodovias e vias urbanas, com cruzamentos, guardrails e postes. Além de simulações, o Centro permitirá pesquisas na área do resgate veicular e implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes.

Mais cedo, em sua passagem por Pinhalzinho, o governador Carlos Moisés também visitou a piscina de treinamentos aquáticos, localizada no quartel do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. A estrutura, com uma profundidade de até quatro metros, foi inaugurada em agosto de 2019 e ajuda no treinamento de bombeiros de diversas regiões do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE