Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Governadora de SC se reúne com lideranças empresariais em Chapecó

A governadora informou que não está medindo esforços para atender as demandas mais urgentes da região, e elas já sendo encaminhadas.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
13/11/2020 16:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As principais demandas de Chapecó e região foram abordadas em reunião com a governadora Daniela Reinehr e lideranças empresariais, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, no município do Oeste. No encontro, foram apresentadas à chefe do Executivo obras de infraestrutura consideradas prioritárias, a busca por soluções para minimizar os impactos da estiagem, abastecimento de água e melhorias para a saúde.

A governadora informou que não está medindo esforços para atender as demandas mais urgentes da região, e elas já sendo encaminhadas. Daniela Reinehr reforçou ainda que o encontro materializa uma das principais determinações desta gestão, que tem como foco o diálogo, a união de esforços e celeridade. “Ouvir todas as forças produtivas de Santa Catarina, as lideranças e as cidades é o melhor caminho para solucionarmos os nossos problemas,” afirmou.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O presidente do Centro Empresarial de Chapecó (CEC), Cidnei Luiz Barozzi, informou que são pedidos urgentes, que representam muito para o desenvolvimento e passam pelo poder público, portanto, esse alinhamento é de suma importância. 

“São necessidades primárias e Chapecó, por ser o potencial econômico que é, precisamos de fato dessa atenção. Saímos do encontro muito satisfeitos. Das quatro pautas que apresentamos, todas saem com encaminhamento. Agora nós temos a nossa governadora e precisamos que ela dê um olhar diferenciado para a região. E foi justamente isso que ela nos apresentou: seu compromisso em atender de forma urgente as reivindicações”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson Eiji Akimoto, compartilha da mesma opinião. “É a primeira vez que temos uma governadora. Isso é uma honra para nós. Sabemos da importância do Governo para todo desenvolvimento e nós do Oeste precisamos buscar essa aproximação. Estamos à disposição para colaborar, acreditamos nesse processo colaborativo, onde as entidades com suas forças auxiliam para o desenvolvimento de toda nossa região”, reforçou Akimoto.

Estiagem e abastecimento de água

Um dos principais assuntos abordados foi a questão da estiagem e o abastecimento de água. O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, destacou que Santa Catarina passa pela estiagem mais severa dos últimos anos, com grandes impactos na produção agropecuária.

“Em 2020, reforçamos nossas linhas de apoio aos agricultores e estamos investindo mais de R$ 39 milhões para reduzir o impacto da falta de chuvas e de outros efeitos climáticos no meio rural. Sabemos que a estiagem se tornou um fenômeno recorrente em nosso estado e queremos incentivar investimentos duradouros, que tragam mais segurança aos produtores rurais. É fundamental também que os produtores procurem os escritórios da Epagri, que podem auxiliar”, apontou Gouvêa.

O secretário da Agricultura ressaltou ainda que a Defesa Civil tem dado suporte às famílias mais atingidas pela estiagem com o fornecimento de água potável e de cestas básicas. Além disso, com o apoio do Governo Federal conquistado pela governadora Daniela Reinehr, serão alugados caminhões-pipa e as prefeituras terão apoio para aquisição de óleo diesel.

A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, lembrou o estágio de busca dos recursos federais para colocar em operação a obra da Macroadutora do Rio Chapecozinho. Além disso, colocou a Companhia à disposição para participar ou liderar a união de esforços para solucionar o deficit hídrico da região. “É uma soma de esforços para encontrar soluções técnicas e ambientais”, disse Roberta. “Estamos cientes da urgência da pauta e estamos atentos aos pedidos da governadora para dar prioridade a uma solução mais definitiva no abastecimento”.

A governadora ressaltou que esteve em Brasília na busca de apoio para a questão hídrica e reafirmou o seu compromisso com a agilidade na solução para estruturar a região com reserva de água suficiente. Além disso, criou o gabinete de crise, que atua de forma multissetorial nas ações para amenizar os efeitos da estiagem.

Na infraestrutura, as lideranças aprensentaram demandas para o Aeroporto Chapecó e Contorno Leste Chapecó. Já na Saúde, a reinvindicação é principalmente para melhorias no Hospital Regional do Oeste.

Participaram do encontro o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o deputado estadual Altair Silva, o superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria da Saúde, Ramon Tartari, presidentes e vices das 16 entidades e sindicatos empresariais integrantes do Centro Empresarial de Chapecó – CEC. Eles representam todos os setores da economia em 110 municípios da região Oeste, e outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE