Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Governo atualiza hoje dados de mortes por covid-19 ocorridas em março

Atraso em dados torna pico incerto

Agência do Rádio
por  Agência do Rádio
03/08/2020 09:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil teve ao menos 1.098 mortes por covid-19 em 14 de maio de 2020. Este é, até agora, o pico da pandemia no país quando consideram-se os registros pelo período de ocorrência.

A mídia jornalística divulga diariamente as mortes notificadas. É o que há disponível. Só que esses óbitos não ocorreram nas 24 horas anteriores à disponibilização do dado, mas sim ao longo de 1 período muito maior. As mortes pela data real de ocorrência só são divulgadas uma vez por semana pelo Ministério da Saúde –que depende dos dados enviados pelas cidades e Estados.

As informações usadas nos infográficos abaixo constam do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (7 MB), divulgado na 4ª feira (27.jul.2020).

Essas informações, no entanto, não necessariamente indicam que o país já tenha atingido o pico da pandemia e que os registros estejam desacelerando. Há casos em que as secretarias de Saúde demoram até 3 meses para informar a data em que a morte efetivamente ocorreu. Exemplo disso é que, no boletim mais recente do Ministério da Saúde, foram acrescidas mortes ocorridas em dias como 22, 23 e 24 de março.

O Brasil só saberá exatamente o que se passou em termos de mortes diárias por covid-19 alguns meses depois de a pandemia ter terminado. Isso porque os números de vítimas em 1 mesmo dia podem ser atualizados mais de uma vez, conforme as datas das mortes são descobertas.

Há 1 mês, em 27 de junho, o governo sabia que 943 pessoas haviam morrido por covid-19 em 14 de maio. Hoje, já são conhecidos 1.098 registros nesse dia, ou seja, 155 a mais.

As duas curvas do infográfico abaixo mostram o que se sabia há 1 mês (mancha azul no quadro) e o que ficou conhecido agora (mancha laranja). A partir de 27 de junho só há, é claro, barras laranja. Mas no próximo balanço haverá provavelmente barras nas cores laranja e azul para esses dias também, com novas datas reais de registros de mortes.

Os dados disponíveis até o momento indicam que em 27 de julho de 2020 havia 83.553 mortes já conhecidas pela data real de ocorrência. Nesse mesmo dia, o Ministério da Saúde também divulgou que o Brasil registrava 87.553 mortes. Ou seja, em 27 de julho havia 4.065 óbitos cujas datas reais ainda eram desconhecidas.

O Poder360 comparou os registros pela data real de mortes de 1 mês atrás com os de agora. No período, foram acrescentadas 13.311 notificações. Ou seja, há mortes de março e abril cujas datas só estão sendo descobertas agora.

Essa demora em computar os dados faz com que seja difícil determinar se o ápice do número de mortes já passou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE