Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo confirma nova redução em imposto sobre videogames

A postagem na rede social veio acompanhada do próprio Bolsonaro jogando em casa.

O Sul
por  O Sul
26/10/2020 23:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) pelo Twitter que o governo vai reduzir novamente as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para jogos e consoles de videogames no País. A postagem na rede social veio acompanhada do próprio Bolsonaro jogando em casa.

Segundo Bolsonaro, as novas regras serão publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira (26). Entre as novas alíquotas está a redução de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela; de 16% para 6% no caso de máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

Foto: Reprodução/Twitter

Em agosto, essas alíquotas já haviam sido reduzidas. Na ocasião, essas taxas variavam de 20% a 50%. O presidente tem reiterado o interesse em reduzir a carga tributária sobre esses produtos, já que o Brasil é um grande mercado para o setor.

Segundo a Receita Federal, o segmento de jogos eletrônicos é o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo. O órgão estimou que o impacto anual na arrecadação com a medida seria de R$ 23,80 milhões por mês de redução das alíquotas, para o ano de 2020; e R$ 23,94 milhões, para o ano de 2021.

“Molecada voltou a chiar”

Mas, em outubro, Bolsonaro afirmou que pretendia reduzir a carga tributária incidente em jogos eletrônicos de 40% para 30%. Segundo informou na ocasião o assunto já havia sido tratado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário Especial da Receita Federal, José Tostes Neto. A declaração foi dada durante a live semanal transmitida em redes sociais em 8 de outubro.

“A garotada ano passado resolveu reclamar do preço dos jogos eletrônicos, chips, etc. E tinha um degrau de imposto, e nós conseguimos passar o maior degrau de 50% para 40%. E agora a molecada voltou a chiar novamente e com razão.”

Ele continuou: “Já conversei com o Paulo Guedes, e ele deu o sinal verde. Conversei com o Tostes, da Receita Federal. Então, no ano passado passamos de 50% para 40%. Agora vamos passar de 40% para 30%. Se Deus quiser, semana que vem poderemos ter uma boa notícia sobre impostos de jogos eletrônicos.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE