Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo de SC confirma 163 casos e uma morte por Covid-19

Santa Catarina tem 163 casos confirmados e uma morte por Covid-19. Governador Carlos Moisés determina que não se divulgue mais o número de casos suspeitos.

Secom/SC
por  Secom/SC
27/03/2020 19:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os pacientes com diagnóstico positivo para a doença estão distribuídos em todas as regiões do estado. No total, são 33 municípios catarinenses com casos confirmados: Antônio Carlos (1), Balneário Arroio do Silva (1), Balneário Camboriú (9), Blumenau (12), Braço do Norte (9), Camboriú (4), Canelinha (1), Chapecó (4), Criciúma (12), Florianópolis (27), Gaspar (1), Gravatal (3), Içara (1), Imbituba (5), Itajaí (18), Itapema (1), Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (2), Joinville (8), Lages (1), Laguna (1), Navegantes (3), Pomerode (1), Porto Belo (3), Rancho Queimado (2), São José (8), São Lourenço do Oeste (1), São Ludgero (1), São Pedro de Alcântara (1), Siderópolis (2), Tijucas (1), Timbé do Sul (1) e Tubarão (8). Além disso, há cinco casos de residentes em outros estados e três de outros países.

O governador explicou que a partir de agora não serão divulgados os casos suspeitos da doença no estado, pois não são correspondem à realidade. “Em relação aos casos suspeitos, não temos grande progressão, mas entendemos que a métrica não faz muito sentido em divulgar neste momento. Os exames estão restritos aos que procuram as unidades de saúde com alguns sintomas e não vão corresponder efetivamente a todos os casos que estão circulando. O resultado é mais baixo que a realidade”, ressaltou.

Carlos Moisés reiterou ainda que a orientação do Estado segue a mesma, que as pessoas fiquem em casa. “O contágio é inevitável, o que precisamos fazer é melhorar a estrutura da saúde, nos prepararmos para enfrentar a crise e mudar os hábitos para que o impacto seja o menor possível. E uma das ferramentas que temos é o isolamento social", destacou.

O secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, acrescentou que o Estado irá contar com mais 713 leitos de UTI. "Desde o início estamos provocando o aumento de leitos em Santa Catarina e com isso iremos dobrar a capacidade instalada em unidades de terapia intensiva para atender a população".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE