Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Governo do RS autoriza que prefeituras reabram comércio no interior

Prefeito de Erechim vai publicar logo cedo nesta quinta-feira(16), Decreto atualizando medidas em consonância com o Decreto estadual e fala para a imprensa às 08:30 horas. Comércio deve abrir as portas ainda pela manhã.

Secom/RS
por  Secom/RS
15/04/2020 20:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Rio Grande do Sul permitiu que as prefeituras reabram o comércio das cidades do interior, exceto na Região Metropolitana de Porto Alegre e na serra gaúcha. O anúncio aconteceu em transmissão pela internet na tarde desta quarta-feira (15), após apresentação dos primeiros dados obtidos pela pesquisa de infecção pelo coronavírus no estado, liderada pela UFPel.

O decreto que proíbe a abertura dos estabelecimentos não essenciais, para tentar conter o avanço da Covid-19, foi prorrogado até o dia 30 de abril para as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e da serra gaúcha.

A decisão de manter a restrição foi baseada na incidência doença que é maior nestas cidades. "Porto Alegre tem 13% da população mas 45% dos casos, do total de 86 municípios com casos registrados até ontem à noite", disse o governador.

Os demais municípios podem editar decretos, em que justifiquem a necessidade de abrir o comércio e estabeleçam normas de higiene, distanciamento e segurança sanitária, como redução de pessoal e disponibilização de álcool em gel e máscaras.

Com a medida, o estado passa para uma fase de "distanciamento controlado", conforme o governador. Isso se deve, entre outros fatores, aos dados Ministério da Saúde obtidos até o momento, em que o Rio Grande do Sul tem uma taxa de letalidade de 2,6%. "O Paraná, por exemplo, tem 4,6%", citou Leite durante a transmissão.

Medidas de reforço na estrutura hospitalar no estado, como a ampliação e registro de leitos de UTI disponíveis para o tratamento dos pacientes graves da doença também colaboraram com a flexibilização, explicou o governador.

"O isolamento social deu certo, indica, na nossa avaliação, a adesão também da população aos hábitos de higiene que são frisados e são relevantes, de etiqueta respiratória, as práticas de constantemente higienizar as mãos, afastamento e redução de contato físico que ajuda a disseminar menos o vírus e consequentemente, menos dispôr a população ao contágio", resumiu o governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE