Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Governo do RS lança sistema robotizado para responder dúvidas sobre coronavírus

Ferramenta foi lançada em transmissão ao vivo pelas redes sociais pelo governador Eduardo Leite .

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
03/04/2020 13:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado lançou nesta quinta-feira (2/4) um dispositivo de inteligência artificial (chatbot) destinado a responder perguntas sobre o tema coronavírus na plataforma rs.gov.br e no site da Secretaria da Saúde. Ao acessar um deles, um ícone aparece no canto da tela.

Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O chatbot poderá responder a questionamentos sobre a transmissão do vírus, os principais sintomas da doença, as formas de prevenção e o avanço da Covid-19, por exemplo. A ferramenta foi lançada em transmissão ao vivo pelas redes sociais com o governador Eduardo Leite relatando atualizações sobre o combate à pandemia no Estado.

O chatbot apoia-se nas bases de dados médicas e científicas sobre o tema Covid-19, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas principais autoridades da área. O dispositivo, que usa conceitos gerais de machine learning e inteligência artificial na sua estrutura, tem ainda a habilidade de “aprender” e qualificar suas respostas de forma permanente, na medida em que interage com os usuários. Todas as informações foram e continuarão sendo continuamente validadas pela Secretaria da Saúde.

O sistema robotizado é resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde, principal idealizadora e responsável pela validação de todas as informações técnicas e científicas, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), responsável pela governança de TI do RS e gestora da plataforma rs.gov.br, a Procergs, que integrou a solução com os portais do Estado, e a empresa gaúcha 4All Tecnologia, que ofereceu a ferramenta de chatbot gratuitamente ao Estado.

Chatbots são programas de computador que tentam simular um ser humano em um processo de conversação. O objetivo é responder a diversas perguntas de tal forma que os usuários tenham a impressão de estar conversando com uma pessoa do outro lado.

Plataforma de serviços on-line

A rs.gov.br é a plataforma oficial de relacionamento entre o Estado e o cidadão gaúcho. Focada em serviços e notícias do governo do Estado, é uma solução responsiva, que se adequa ao equipamento do usuário, e que já conta com 440 serviços disponíveis e cerca de 4,5 milhões de acessos até o momento.

Texto: Ascom Procergs

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE