Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Grupo de estudos na UFFS discute Políticas Educacionais na Formação de Professores

Comunidade regional também pode participar; encontros virtuais iniciam no dia 14

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
05/08/2020 09:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está criando um novo grupo de estudos, intitulado Políticas Educacionais na Formação de Professores. Liderado pelo professor Jerônimo Sartori, o grupo terá encontros quinzenais por meio da Plataforma Cisco Webex a partir do dia 14 de agosto, no horário das 8h30 às 10h30.

A iniciativa surgiu tendo em vista o momento atual, que requer um olhar atento à reformulação dos cursos de licenciatura, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNCC – Formação). A BNCC representa o início de uma nova era na história da educação brasileira, que pela primeira vez tem um documento oficial com a indicação de quais são as aprendizagens essenciais para os alunos da Educação Básica.

Assim, o objetivo geral do grupo de estudos é estabelecer um espaço para produzir uma análise conjuntural referente à reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, para que a formação de professores esteja em consonância com as indicações da BNCC, conforme indica as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica.

Funcionamento

Para os encontros do grupo, os participantes farão previamente a leitura dos textos indicados no cronograma, que terão foco nas questões relativas às políticas educacionais e à formação de professores para atuar na Educação Básica. Cada texto será lido por todos os participantes do grupo, sendo que a cada encontro dois componentes ficarão encarregados da preparação, apresentação e dinamização do estudo. Para isso, poderão ser realizadas leituras paralelas, que auxiliem na interpretação e compreensão dos textos previamente indicados, conforme as demandas dos próprios participantes do grupo. Todos os textos para leitura obrigatória serão disponibilizados previamente pelo professor Jerônimo.

Inscrições

Podem participar do grupo tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade regional. Para efetuar a inscrição, basta enviar o nome completo, CPF e e-mail para o endereço jetori55@yahoo.com.br.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE