Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Impeachment de Moisés por compra de respiradores é aprovado por deputados

Parlamentares decidiram dar sequência ao processo contra o governador por 36 votos a 2; decisão final será de tribunal de julgamento.

NSCTotal
por  NSCTotal
20/10/2020 19:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O segundo pedido de impeachment contra o governador de SC, Carlos Moisés da Silva (PSL), foi aprovado na tarde desta terça-feira (20) pelo plenário da Assembleia Legislativa (Alesc). O relatório que pedia a continuação do processo foi aprovado por 36 votos a 2, além de uma abstenção. O governo precisava de pelo menos 14 votos para arquivar o caso.

Desta vez, somente o governador foi alvo de processo – o pedido que envolvia a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) foi arquivado ainda na comissão especial que fez a primeira análise do caso. Foi o segundo impeachment aprovado no plenário da Alesc em pouco mais de um mês. A votação estava prevista para ocorrer no último dia 15, mas foi adiada depois de uma decisão judicial que impediu a sessão naquela data.

Este segundo processo pede o impeachment do governador Moisés por conta da compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões no início da pandemia do novo coronavírus, além de outras ações tomadas pelo governo durante a crise de saúde, como a tentativa de construção de um hospital de campanha, que acabou não se concretizando.

Durante a votação, os deputados se resumiram a anunciar apenas o voto para o afastamento do governador.

A aprovação do impeachment pelos deputados não significa que Moisés já será afastado do cargo. Agora, o processo segue para a análise de um tribunal de julgamento, que tem composição mista: cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC). É esta comissão que ainda será criada em um prazo de cinco dias que vai decidir, primeiro, se afasta temporariamente o governador e a vice e, em uma segunda votação, se aprova o impeachment, tornando o afastamento definitivo, o que exigiria novas eleições.

O rito é idêntico ao que já ocorre com o primeiro pedido de impeachment, que envolve Moisés e Daniela. O processo terá uma decisão sobre um afastamento temporário de Moisés e Daniela na próxima sexta-feira (23). Caso esse tribunal misto decida dar sequência ao processo, governador e vice são afastados por até 180 dias, até que ocorra o julgamento final do processo de impeachment pelo tribunal misto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE