Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Inep: data do Enem “não é imutável”

Organizações estudantis e universidades vêm fazendo pressão pelo adiamento da prova.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
18/05/2020 22:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio permanece marcado para os dias 1º e 8 de novembro. É o que reitera, em comunicado publicado hoje, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão, no entanto, destacou que “a fixação de uma data não a torna imutável, ainda mais no atual momento”.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Organizações estudantis e universidades vêm fazendo pressão pelo adiamento da prova, alegando que a pandemia de coronavírus compromete “as condições de continuidade e conclusão dos estudos das alunas e alunos do ensino médio, potenciais candidatos ao exame”, que dá acesso ao ensino superior.

Em resposta à nota das entidades educacionais, Inep e MEC dizem que “o Enem é uma das políticas públicas de educação mais importantes, motivo pelo qual está buscando garantir a execução adequada, não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira.”

O Inep já alterou a aplicação das provas digitais, novidade da edição de 2020, para os dias 22 e 29 de novembro.

Senado pode mudar data do exame

Hoje, líderes do Senado decidiram incluir na pauta da sessão desta terça-feira o projeto de lei que adia o Enem por conta da pandemia de coronavírus. A proposta, apresentada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), pode sofrer alterações durante a votação na Casa.

Pelo calendário atual, o período de inscrição para o Exame vai até a próxima sexta-feira.

No início de maio, o ministro da Educação Abraham Weintraub, participou da reunião de líderes do Senado e pediu para os senadores não votarem a proposta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE