Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Início das floradas de primavera estimulam polinização das abelhas

Veja as prospecções no RS para as culturas de inverno, verão hortigranjeiros e frutícolas.

Assessoria/Emater/RS
por  Assessoria/Emater/RS
03/09/2020 18:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os dias ensolarados da última semana, associados às temperaturas amenas, estimularam as abelhas à procura por néctar e pólen. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e publicado pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, nesta quinta-feira (03/09), na região de Erechim algumas espécies de árvores, como citros, pitangueira, pessegueiros, entre outros, fornecem boa florada., como mostrada na imagem capturada pela extensionista de Cotiporã, Jéssica Zalamena.

CULTURAS DE INVERNO

A semana anterior iniciou com tempo seco, dias ensolarados, com temperaturas amenas que foram se elevando e, em geral, beneficiaram o desenvolvimento do trigo e auxiliaram na recuperação das plantas atingidas pelas geadas. Neste período, 15% da área cultivada está em fase de enchimento de grãos, 40% em floração e 45% ainda germinação e desenvolvimento vegetativo. No final do período houve mudanças com a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas de baixa intensidade e distribuição variável no Estado, que favoreceram a cultura ao reestabelecer a umidade no solo e devem seguir até a próxima semana.

Na região de Santa Rosa, 14% das lavouras de canola encontram-se em floração, 73% em enchimento dos grãos, 10% em maturação e 3% já foram colhidas. A produtividade das primeiras lavouras foi considerada boa, acima da média esperada. Em geral, as lavouras apresentam boa população de plantas, sem incidência grave de pragas e doenças. Os produtores monitoram as pragas para, se necessário, realizar as pulverizações com inseticidas.

Os danos pelas geadas na aveia branca das regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ijuí e Frederico Westphalen ainda não foram quantificados. Na de Santa Maria, 50% das lavouras se apresentam em fase de florescimento e enchimento de grãos, fase suscetível às geadas; a estimativa inicial de perdas chegou a 20%. Na de Ijuí, por estar em estágio de desenvolvimento mais avançado e mais sensível aos efeitos da geada, a aveia foi fortemente prejudicada pelo evento climático adverso. As lavouras onde os danos foram severos serão utilizadas somente como cobertura de solo, não sendo viável dar continuidade à condução das mesmas para colheita de grãos. 

As estimativas apontam para perdas superiores a 50% do potencial produtivo de toda a área cultivada na região. E as lavouras de cevada da regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí foram fortemente danificadas pelas geadas, impactando de forma expressiva na projeção de volume de produção final e na qualidade dos grãos. A condição fitossanitária é muito boa, mas o potencial produtivo reduziu.

CULTURAS DE VERÃO

Intensificam-se os preparos das áreas para implantação das culturas de verão (soja, milho, arroz e feijão), seguindo os plantios da safra 2020-2021 nas regiões recomendadas pelo zoneamento agrícola de risco climático, favorecidos pelo predomínio de tempo seco associado a precipitações de baixa intensidade.

HORTIGRANJEIROS

Na regional de Caxias do Sul, a cultura do alho segue com desenvolvimento normal, mas em algumas lavouras as plantas estão amareladas, provavelmente devido às mudanças bruscas de temperatura ocorridas durante as duas últimas semanas. Na regional de Soledade, áreas de batata-doce começam a ser preparadas para plantios em setembro. As mudas desenvolvidas em estufas serão transplantadas nas próximas semanas (plantios precoces). No campo, as brotações novas utilizadas para mudas foram danificadas pela geada.

FRUTÍCOLAS

Em decorrência do calor ocorrido na semana anterior ana regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a brotação de culturas como a videira foi acelerada. Os produtores realizam a proteção com fungicidas, principalmente em função de possível ocorrência de antracnose. A poda de frutificação foi concluída. As frutíferas de clima temperado – como o pêssego e a ameixa, que estavam em florescimento e sofreram com a geada de 21 e 22 de agosto – perderam a floração inicial, sendo necessário observar se irá ocorrer nova floração a partir de agora sem prejuízo à produtividade das plantas. Segue a colheita da laranja Valência; demais variedades de citros estão em fase inicial de floração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE