Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

IPE vai cobrir custo de exame para detectar coronavírus

Instituto tem mais de 1 milhão de segurados, o que representa cerca de 10% da população do Rio Grande do Sul

GZH
por  GZH
19/03/2020 14:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O IPE Saúde publicou, nesta quarta-feira (18), uma portaria no Diário Oficial do Estado determinando o custeio do exame para detecção do coronavírus aplicado aos segurados. A medida vai ao encontro da determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que exigiu que os planos de saúde incluíssem o procedimento no rol dos serviços obrigatórios.

Conforme o diretor do instituto, Marcus Vinícius de Almeida, o exame será realizado mediante a solicitação do médico credenciado ao IPE Saúde e apenas nos pacientes que apresentarem os sintomas, conforme os protocolos clínicos estabelecidos pelo governo federal. Também fica determinado que o procedimento será realizado por laboratórios certificados pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, o Laboratório Central do Estado (Lacen) está apto a realizar o exame. Em nota, o IPE afirmou que, nos próximos dias, "outros locais, como hospitais e Pronto Atendimentos, também passarão a oferecer. O anúncio da certificação destes estabelecimentos no Rio Grande do Sul deverá ser feito pelas autoridades estaduais e nacionais".

De acordo com Almeida, o IPE tem mais de um milhão de segurados, o que representa cerca de 10% da população do Estado. Quanto aos valores, o procedimento segue a mesma regra dos demais serviços, nos quais o usuário pagará no máximo 50% do custo, sendo que em ambulatórios e nos casos de hospitalização não haverá cobrança aos pacientes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE