Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Leões aproveitam quarentena para relaxar em parque na África do Sul

Os animais parecem estar se adaptando bem à vida sem humanos durante a pandemia do coronavírus.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
17/04/2020 20:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os animais parecem estar se adaptando bem à vida sem humanos durante a pandemia do coronavírus.

Os leões estão aproveitando o período de paz e silêncio, como mostram fotos publicadas pelo Parque Nacional Kruger, na África do Sul, nesta semana.

Richard Sowry/Kruger National Park

As imagens mostram um bando de leões relaxando no meio da estrada, sem se incomodarem com a presença do fotógrafo, o patrulheiro do parque Richard Sowry.

"Essa alcateia de leões fica, normalmente, no parque contratual de Kempiana, uma área que os turistas de Kruger normalmente não veem", disse a administração do parque em um tweet nesta quarta-feira (15). "Nesta tarde, eles estavam deitados na estrada asfaltada logo na saída da área de descanso Orpen".

Em um dia comum, essa área estaria cheia de turistas, mas o Kruger está fechado desde 25 de março, como parte das restrições impostas pelo governo sul-africano para conter a COVID-19.

"[Os leões] se deitarem na estrada durante o dia é pouco comum, porque normalmente haveria tráfego de carros e pedestres, o que os força para o meio dos arbustos", disse o porta-voz do parque Isaac Phaahla à CNN.

Apesar das fotos serem impressionantes, Phaahla disse que a quarentena não causou muitas mudanças no comportamento dos animais.

"Eles só ocupam lugares que normalmente evitariam quando há turistas", explicou. "As pessoas devem se lembrar que o Parque Kruger é uma área bastante intocada, e que, na ausência de humanos, a vida selvagem fica mais ativa".

Richard Sowry/Kruger National Park

Visitantes estão barrados, mas a entrega de comida e combustível, os serviços de segurança e emergência e as operações para coibir crimes contra a vida selvagem continuam funcionando", disse a administração dos parques nacionais da África do Sul, a SANParks.

"Gostaríamos de agradecer ao público pelo apoio às estratégias de mitigação do impacto da COVID-19, todos nós temos a obrigação de achatar a curva de transmissão", disse o CEO da SANParks, Fundisle Mketeni em nota.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou inicialmente uma quarentena de 21 dias. No entanto, em 8 de abril, ele prorrogou as medidas até o fim do mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE