Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Mais de 70 pinguins são encontrados mortos em praias de Florianópolis

Marcas nas aves, que apareceram entre as praias do Santinho e Moçambique, sugerem interação com redes de pesca.

ND+
por  ND+
29/06/2020 15:10 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Equipes do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) encontraram 71 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) mortos entre as praias do Santinho e do Moçambique, em Florianópolis. O número corresponde aos animais encontrados ao longo do sábado (27), típico de inverno.

As aves apresentavam marcas nas nadadeiras, que sugerem interação com petrechos de pesca. Apenas um pinguim foi encontrado vivo.

Pinguins encontrados mortos nas praias – Foto: Rodrigo Tiburski/R3 Animal/ND

Na praia do Moçambique, um dos locais monitorados pelo projeto da R3 Animal na Ilha de Santa Catarina, foram encontrados 59 pinguins mortos e um vivo. Na praia do Santinho havia 11 aves mortas. Uma delas estava com um pedaço de rede de pesca preso ao corpo.

Os animais foram resgatados pela técnica de monitoramento Amanda Fernandes e pelo monitor Rodrigo Tiburski, que acompanhavam o trecho Norte. O sobrevivente foi encaminhado para reabilitação e os mortos para necropsia, no CePRAM/R3 Animal (Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos).

Apenas um pinguim foi resgatado vivo – Foto: Rodrigo Tiburski/R3 Animal/ND

Segundo a médica veterinária Janaína Rocha Lorenço, as análises sugerem que os pinguins ficaram presos em.

“Até agora, todos os pinguins que passaram por necropsia a causa provável de morte é asfixia/afogamento, com apteria em aletas (falha de penas nos membros torácicos), congestão generalizada e miopatia de captura (alterações fisiológicas desencadeadas no corpo por ficarem tentando se soltar por bastante tempo)”, explicou Janaína.

De 10 de junho até esta sexta-feira (26) a R3 Animal havia resgatado 147 pinguins-de-Magalhães nas praias da Ilha de Santa Catarina. Destes, 11 estão em reabilitação, junto com outros 15 resgatados e estabilizados pelos parceiros de PMP-BS (Univali, Udesc e Univille).

Captura incidental

Além da problemática do plástico descartado nos oceanos e confundido com alimento, a captura incidental é uma das causas de morte mais comuns em animais marinhos.

A R3 Animal monitora diariamente as praias da faixa Leste da Ilha, entre as praias Brava e da Solidão, exceto a Lagoinha do Leste, monitorada semanalmente a pé. As outras praias da Ilha são atendidas via acionamento pelo telefone 0800 642 3341, das 7h às 17h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE