Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Mansueto deve deixar secretaria especial do Tesouro em agosto

Secretário do Tesouro já discute com Paulo Guedes um nome para substituí-lo.

CP
por  CP
15/06/2020 07:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deixará o governo. Ele deve cumprir quarentena e ir para a iniciativa privada. Em entrevista ao Estadão/ Broadcast, ele confirmou que deve sair em agosto.

Mansueto já está discutindo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, um nome para sucedê-lo no cargo, cuja missão é controlar o caixa do governo. Ele estava no posto desde abril de 2018, ainda no governo Michel Temer. É a primeira perda importante na equipe de Guedes.

Mansueto deixará cargo em agosto | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

Mansueto já vinha discutindo sua saída com o ministro. A informação de que sua demissão estava próxima foi publicada ontem na coluna de Lauro Jardim, de O Globo. Guedes já havia manifestado o desejo de nomeá-lo diretor-executivo do Conselho Fiscal da República, colegiado a ser criado pela PEC do Pacto Federativo. Mas a crise do novo coronavírus acabou atrasando a tramitação de propostas estruturais no Congresso, e essa saída acabou ficando mais distante.

Segundo apurou a reportagem, Mansueto manifestou compreensão em relação à prioridade dada às medidas de retomada da economia. Por isso, demonstrou o desejo de sair no fim do primeiro semestre para cumprir a quarentena exigida para ocupantes de cargos estratégicos até que possa ir para a iniciativa privada.

Mansueto sempre foi considerado "guardião" dos cofres do governo e fiador do processo de ajuste das contas públicas. Rumores de sua saída sempre geraram preocupação no mercado financeiro sobre a continuidade dessa agenda.

Segundo um integrante da equipe econômica, a saída de Mansueto não deixará o governo como um "time liquidado quando o craque vai sair". A avaliação dessa fonte é que o próprio secretário do Tesouro não tomaria essa decisão se houvesse a percepção de que isso provocaria maior turbulência.

O atual secretário do Tesouro Nacional é um defensor enfático do teto de gastos, mecanismo que limita o avanço das despesas à inflação e que serve como uma espécie de "âncora fiscal" sinalizadora do compromisso do governo com o ajuste das contas. A equipe econômica atribui ao teto de gastos o sucesso na redução dos juros no Brasil e vê risco de uma reversão desse cenário benigno em caso de flexibilização.

Uma eventual flexibilização do teto também já opôs Mansueto e Waldery, a quem o secretário do Tesouro é subordinado. Em agosto de 2019, o secretário especial de Fazenda sugeriu tirar as despesas com o Censo Demográfico do alcance do teto, por se tratar de um gasto não recorrente. O temor na equipe econômica, porém, foi o de que isso abrisse brechas para outras flexibilizações, o que acabaria minando a confiança dos investidores no ajuste. Após a polêmica, Waldery ajustou seu discurso e passou a se posicionar contra mudanças no teto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE