Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Moradores de Florianópolis vão receber SMS avisando casos de Covid-19 nas proximidades

Prefeitura anunciou novas medidas de combate o avanço do coronavírus na Capital

NSCTotal
por  NSCTotal
30/03/2020 16:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Florianópolis anunciou novas medidas de combate ao coronavírus na Capital. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (30) de manhã, o prefeito Gean Loureiro e o secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, reforçaram que a cidade segue em quarentena - agora conforme o decreto do Governo do Estado - e que o número de testes de Covid-19 em Florianópolis deve aumentar exponencialmente nas próximas semanas.

A principal medida anunciada pela prefeitura é a parceria com um consórcio de empresas de tecnologia, através da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Associação Catarinense de Medicina (ACM). Com uso da tecnologia, o município vai implantar um sistema para comunicar, investigar e monitorar os casos confirmados de coronavírus em Florianópolis.

Modelo do SMS que será enviado(Foto: Divulgação Prefeitura de Florianópolis )

A primeira funcionalidade que será implementada é um aviso via mensagem SMS para quem mora perto de pacientes testados positivo para Covid-19. Com uso de tecnologias de georreferenciamento, será possível enviar mensagens para quem está em um raio de 200 metros da pessoa com a doença. O texto do SMS avisará que há um caso confirmado nas proximidades e, por isso, o morador deve reforçar os cuidados de higiene e, se possível, ficar em casa. O paciente contaminado terá a identidade e o endereço preservados.

- Vamos identificar se essa pessoa confirmada está no hospital, em casa, no trabalho, e fazer o monitoramento. As pessoas nesse raio de 200 metros vão receber SMS ou e-mail. Isso quer dizer que há um caso perto de você, é pra pessoa que receber ter mais cuidado. Vai ser possível também identificar quantos idosos com mais de 80 anos estão nesse raio, por exemplo. É uma medida de transparência dos novos casos - explicou o prefeito Gean Loureiro.

O sistema de mensagens deve começar a funcionar ainda esta semana, e na sequência receberá novas funcionalidades para a Secretaria de Saúde poder monitorar os casos confirmados, fazendo uma vigilância do isolamento das pessoas. O sistema funciona com dados públicos e, quem testar positivo para Covid-19, assinará um termo autorizando o uso dos seus dados de localização.

Mais testes e respiradores
A prefeitura afirmou que está tratando a compra de pelo menos 150 mil testes de Covid-19 para testar o maior número possível de moradores. O plano, segundo o secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva, é testar todos os casos suspeitos e quem teve contato próximo com os pacientes confirmados em Florianópolis. Atualmente, segundo os dados da Secretária de Estado da Saúde, a Capital soma 40 pessoas com Covid-19.

Além dos testes, há também um investimento na preparação da rede de saúde com mais respiradores para os hospitais. O equipamento é utilizado nos pacientes graves contaminados pelo coronavírus. Pelo menos 100 novos aparelhos já foram comprados da China e a Associação Catarinense de Medicina está, junto da Fiesc e do Senai, avaliando todos os respiradores disponíveis em Santa Catarina e fazendo a manutenção dos que necessitam.

Há também um esforço em ampliar a capacidade produtiva da indústria brasileira, para aumentar o número de respiradores produzidos no país e em SC, sem a necessidade de importação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE