Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Moradores do São Vicente de Paulo pedem ajuda para resgatar cães abandonados em residência; vídeo

Cansados de procurar ajuda com os órgãos competentes, moradores já não sabem mais como resolver a situação.

Redação
por  Redação
17/12/2020 16:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cansados de procurar ajuda com os órgãos competentes, moradores já não sabem mais como resolver a situação. A prefeitura de Erechim disponibiliza um número para estes casos, mas os moradores contam que o chamado foi ignorado. Segundo um dos vizinhos, também já foi feito contato com a Brigada Militar e com a Patram, mas ninguém deu retorno, ninguém ajudou até agora a resolver a situação desses cães que já estão abandonados há alguns dias em uma casa que fica na Rua Pernambuco,234  no Bairro São Vicente de Paulo, em Erechim.

Segundo relato de moradores próximos a esta residência, a família já não está na casa faz alguns dias e os “cães choram e latem dia e noite”. Ele conta que vizinhos estão alimentando os animais através de um buraco na porta, que foi feito pelos próprios cachorros que estão presos no lado de dentro da moradia.

Protetores tentam ajudar, mas se vem limitados na ação, principalmente pelo fato de ter que invadir a residência para resgatar os animais. Indignados e sem ter o que fazer, além de alimentar na medida do possível os cachorrinhos, vizinhos pedem que os indefesos cãezinhos, possam ser resgatados e liberados desse sofrimento.

O abandono de animais é crime. Sim, maltratar animais é crime no Brasil.

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou em setembro a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. A mudança na lei é importante para garantir uma legislação mais dura e coibir esse tipo de crime contra os animais. Mas, a quem cabe fiscalizar e fazer cumprir a lei?

Se você gosta de animais esse vídeo vai te causar um sentimento muito ruim, indignação, revolta, tristeza… Mas ele mostra uma situação que infelizmente é comum em muitos lugares, mas que precisa urgentemente ser resolvida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE