Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Morcegos podem prever o futuro quando caçam, segundo cientistas da Johns Hopkins

Muitas vezes, os morcegos são descritos como criaturas perigosas mas os pesquisadores preferem pensar neles como animais extremamente inteligentes e bondosas.

Scottie Andrew/CNN
por  Scottie Andrew/CNN
03/11/2020 20:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um time de cientistas da Universidade de Johns Hopkins encontrou um novo argumento para melhorar a imagem dos morcegos: os mamíferos que voam podem prever o futuro.

Morcegos que se alimentam de insetos usam ecos para criar um modelo tridimensional do mundo ao seu redor enquanto voam, perseguindo sua presa, e usam essas previsões para traçar o provável caminho da presa, de acordo com um artigo publicado nesta semana na revista acadêmica Proceedings of National Academy of Sciences.

Apesar de morcegos não serem exatamente clarividentes, aqueles que podem prever o trajeto das presas são caçadores extremamente assertivos que se baseiam em mais do que pistas visuais.

Cynthia Moss, principal pesquisadora no laboratório que estuda morcegos da Jonhs Hopkins, o Batlab, professora de ciências psicológicas e do cérebro e autora sênior da pesquisa, afirmou que os achados podem agregar à forma como cientistas entendem a percepção e o processamento da informação em seres humanos.

“Nós estudamos morcegos, mas estamos realmente interessados em questões maiores e mais gerais”, disse ela à CNN. “Uma das perguntas é como os animais, incluindo humanos, podem usar as informações adquiridas através dos sentidos e prever algo que pode acontecer no futuro próximo.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE