Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Morre aos 72 anos, Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo pelo Grêmio

Ex-treinador havia realizado uma cirurgia no intestino há 10 dias e teve complicações decorrentes.

GZH
por  GZH
27/02/2020 10:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Valdir Atahualpa Ramires Espinosa, 72 anos, morreu nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. O ex-técnico foi vítima de complicações de uma cirurgia no intestino, realizada há 10 dias, e voltou a ser internado no dia 20 de fevereiro.

Ex-jogador do Grêmio, Espinosa entrou para a história do clube ao ser o técnico que conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes de 1983. Atualmente, desempenhava as funções de gerente de futebol do Botafogo. A última passagem pelo Grêmio foi entre 2016 e 2017, como coordenador técnico.

História no Tricolor

Espinosa sendo levantado após vencer o Hamburgo no Mundial de 1983. Juntos dele, Renato e o presidente Fábio Koff Agência RBS / Agencia RBS

Nos anos 1980, foi responsável por indicar a contratação de Renato Portaluppi ao Grêmio. Em um treino do Esportivo em Bento Gonçalves, o então jogador veterano Espinosa enfrentou um garoto muito habilidoso pela lateral do campo. Anos depois, já como técnico, deixou o Esportivo para assumir o comando do Tricolor e lembrou de Renato, camisa 7 que havia vencido todos os embates contra ele naquela atividade na Serra. Começava, assim, em 1981, a trajetória de Portaluppi no Grêmio.

Entre 1983 e 1984, a dupla escreveu os maiores capítulos da história tricolor no futebol. A conquista da Libertadores e do Mundial deixou o nome de Espinosa e seus comandados nas páginas mais gloriosas da memória do Grêmio e seus torcedores.

Na última passagem pelo Tricolor, foi coordenador técnico na conquista da Copa do Brasil 2016 Fernando Gomes / Agencia RBS

Recentemente, Espinosa voltou ao clube para auxiliar Renato Portaluppi na reconquista continental. Em 2016, era o coordenador técnico do elenco que encerrou a seca de 15 anos sem títulos vencendo a Copa do Brasil com autoridade técnica e um futebol que encantava.

Valdir Espinosa também trabalhou como treinador no Verdy Kawasaki, do Japão, Coritiba, Paraná, Portuguesa, Athletico-PR, Fortaleza, Ceará, Santa Cruz, Duque de Caxias, Metropolitano, Vasco e Fluminense, além de ter sido coordenador técnico em Grêmio, Esportivo e Botafogo.

Ele havia se despedido dos jogadores do Botafogo na sexta-feira antes da cirurgia, sem previsão para a volta. Jornalistas cariocas que cobriam a situação relatam que Espinosa fez o comunicado de maneira muito emotiva. O clube o liberara de suas funções até que ele estivesse 100% recuperado do procedimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE