Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Nasa encontra água na superfície lunar na parte iluminada pelo Sol

A Nasa não soube afirmar em qual estado físico a água foi detectada.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
26/10/2020 13:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Nasa afirmou nesta segunda-feira (26) que encontrou água na superfície lunar, na parte iluminada pelo Sol. Segundo a agência espacial norte-americana, no entanto, ainda não é possível afirmar se a água poderá ser utilizada como um recurso por humanos.

Segundo a Nasa, vestígios foram detectados na área iluminada através da aeronave Sofia, um observatório espacial acoplado em um Boeing 747 que fica na atmosfera da Terra.

A Nasa não soube afirmar em qual estado físico a água foi detectada.

A água é um recurso precioso e uma presença lunar relativamente abundante pode ser importante para futuros astronautas e missões robóticas que procuram extrair e utilizar a água para fins como abastecimento ou um ingrediente de combustível.

A descoberta ocorreu na cratera Clavius, que é visível da Terra. A Nasa trabalha com a hipótese de que a água pode ter chegado ao corpo celeste através de impactos de meteoritos ou formada pela interação de partículas ejetadas do Sol.

A agência espacial ainda não sabe se as moléculas são de H²0 ou de outros compostos de HO, assim não sendo possível determinar se a água poderá ser usada para futuras missões.

A equipe que fez a descoberta é liderada por Casey Honniball. "Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é gelo de água, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água - porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo de água ou mesmo líquido água", disse Honniball.

A Nasa planeja o retorno dos astronautas à Lua, uma missão que visa preparar o caminho para uma viagem posterior que levará uma tripulação a Marte. Fontes acessíveis onde a água pode ser colhida na Lua seriam benéficas para esses empreendimentos.

“A água não está restrita apenas à região polar da Lua. É mais espalhada do que pensávamos”, disse Honniball.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE