Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

No dia de Nossa Senhora de Caravaggio entenda como nasceu a devoção dos fiéis

Quadro da aparição foi trazido por Natal Favro, da Itália, em 1877

O Pioneiro
por  O Pioneiro
26/05/2020 14:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No princípio, o símbolo da devoção à Nossa Senhora de Caravaggio estava dentro da casa dos Favro. Eram tempos difíceis e árduos, de tomar posse e colonizar a terra inóspita. Natal Favro adentrou na mata fechada do terreno que anos mais tarde viria a ser chamado de Caravaggio, solo sagrado de Farroupilha, no ano de 1877. O italiano trouxe na bagagem a esperança de dias melhores, mas também um quadro contendo a cena mais popular da aparição de Nossa Senhora, em Caravaggio, na Itália. A devoção à Caravaggio, portanto, é mais antiga do que a primeira semente plantada no solo desta terra. Antes da primeira colheita, já ressoava mata adentro a voz das súplicas e agradecimentos à Deus, por meio da adoração à Nossa Senhora.

O quadro retrata a aparição de Nossa Senhora tendo aos seus pés, Joaneta, ocorrida no dia 26 de maio de 1432, em Caravaggio, na Itália. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O primeiro milagre, atribuído à fé a Nossa Senhora de Caravaggio é desta época. Gema Nicoletto Pasa, bisneta do Natal Favro, narra o testemunho de uma noite que tinha tudo para ser uma tragédia. Favro, teria pedido aos filhos mais jovens para que o ajudassem com a lida do gado, e foram conduzir os animais para pastar atravessando a mata nativa. Caiu a noite, e nada das crianças voltarem para casa. O único instrumento de comunicação à distância era o berrante, relata Gema. Com o toque do berrante, o gado voltou para casa, mas as crianças não conseguiam regressar.

Estavam dentro da mata cerrada, onde habitavam animais silvestres e perigosos, Giovani, Matheus e Ângelo, filhos de Natal Favro e Domenica Cambruzzi, bisavós de Gema.

— Quem me contou essa história foi meu tio-avô, o João Fabro, e o meu avô, Antônio Favero. Eles diziam que a bisavó ficou assustada com a situação e teria dito que se soubesse que ia acontecer algo assim, ela nem teria saído da Itália. Então, eles começaram a fazer uma vigília em frente ao quadro de Nossa Senhora de Caravaggio. E no dia seguinte, os meninos saíram do meio do mato e voltaram para casa com vida — revela Gema Nicoletto Pasa, 76 anos.

O estabelecimento de um local de adoração era questão de tempo. Porque na Itália, a tradição é a de que as cidades crescem a partir do núcleo religioso, seja um capitel, uma capela ou mesmo uma igreja. E não seria diferente nesse pedaço de terra da Serra gaúcha, onde 22 famílias, oriundas da região do Vêneto, de cidades como Beluno, Udine e Treviso, estavam estabelecendo suas raízes.

Conforme o relato do jornalista Vitor Tonollier, autor de Por uma graça alcançada, a comunidade encarregou Antônio Franceschet e Pasqual Pasa, em 1879, da construção de um oratório, feito em madeira de pinheiro, com pouco mais de três metros, onde seriam feitas as orações a Deus. Dessa forma, a adoração deixaria de ser praticada na casa dos fiéis, para ser realizada em um local público. No entanto, o primeiro embate dessa comunidade foi saber qual padroeiro seria estabelecido nesse pequeno, mas simbólico templo.

— Uma das primeiras opções foi Santo Antônio. Outros queriam que fosse Nossa Senhora de Loreto, porque alguns tinham vindo dessa região. Aí, meu bisavô se ofereceu para emprestar o quadro de Nossa Senhora de Caravaggio. Ele não podia doar, porque a mãe dele tinha dito que o quadro ia permanecer na família até o último filho ter direito de ficar com o quadro — revela Gema.

"Em 1885, um dos 'santeiros' (escultores que produziam imagens sacras) de Caxias do Sul, um escultor chamado Stangherlini, uso-o como modelo para esculpir duas estátuas de cedro, solucionando definitivamente a questão", descreve Vitor Tonollier, em Por uma graça alcançada. E foi dessa forma que a adoração e devoção a Nossa Senhora de Caravaggio chega aos nossos dias. Sendo que em 2020, está sendo preciso ressignificar a fé dos romeiros, por causa das medidas de contenção e prevenção à covid-19. 

Quadro do Sagrado Coração de Jesus foi presente do padre Homero Rossi, em 1970, aos pais de Gema, por conta da doação da quadro de Nossa Senhora de Caravaggio ao santuário Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O quadro com a imagem da aparição de Nossa Senhora, em Caravaggio, que o bisavô de Gema Nicoletto Pasa trouxe da Itália, está em um lugar de destaque no santuário.

O quadro retrata a aparição de Nossa Senhora tendo aos seus pés, Joaneta, em uma posição de devoção e adoração. Essa cena teria ocorrido no dia 26 de maio de 1432, uma segunda-feira, às 17h, em Caravaggio, localidade que fica entre as cidades de Veneza e Milão, na Itália.

Graças à iniciativa do Santuário de Caravaggio, em celebrar missas online, através das redes sociais, milhares de fiéis podem manter sua conexão sobrenatural, sem perder a esperança de, em breve, assim que a pandemia passar, poderem pisar novamente no solo sagrado de Caravaggio.

A fé é o lugar seguro onde as pessoas podem se segurar", ensina o padre Jocimar Romio Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Manter a celebração das missas, apesar das medidas de distanciamento social, foi uma forma de valorizar a devoção dos fiéis à Nossa Senhora de Caravaggio, defende o padre Jocimar.

— Quando decidimos manter a romaria, e não cancelar, nem mesmo transferir, foi justamente para valorizarmos a data da aparição, 26 de maio de 1432. Por isso, optamos por fazer as celebrações em um formato online. Assim as pessoas podem continuar a ter a esperança como sustento, principalmente em momentos como esse, em que vivemos uma crise de sentidos na sociedade.

Celebração online

Horários das próximas missas:

Terça-feira (26): 8h, 10h30min e 17h
Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Como acompanhar:

Site do Santuário (http://caravaggio.org.br)
Instagram: @santuario.caravaggio
Youtube: santuario.caravaggio
Facebook: santuario.caravaggio

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE