Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Nova data das eleições municipais será decidida em junho, diz Barroso

Ministro estará á frente do pleito este ano

NSCTotal
por  NSCTotal
06/06/2020 10:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As eleições municipais 2020 deverão ter as datas alteradas em função do coronavírus. A afirmação é do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá comandar o pleito este ano.

A data deve ser remarcada por decisão do Congresso Nacional, por causa da pandemia de Covid-19. Barroso, que é também um dos onze ministros Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre o pleito municipal em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, a possibilidade de adiamento das eleições é real. "Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano".

O ministro também falou sobre as fake news, abuso de poder econômico e outras ações, que poderão anular a participação de algumas chapas, ou candidatos, no pleito deste ano. Barroso disse que há diversos precedentes, e que as fake news foram um fenômeno nas últimas eleições.

"O mundo inteiro está estudando maneiras de enfrentar esse problema. As eleições americanas tiveram esse problema. O plebiscito sobre Brexit teve esse problema. As eleições na Índia enfrentaram esse problema. De modo que as fake news estão sendo objeto de equacionamento pela legislação e pelo Poder Judiciário de diferentes países".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE