Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Nova tecnologia auxilia Brigada Militar na segurança pública da região

O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva na prevenção, no combate ao crime e na aproximação da Brigada Militar com a comunidade rural.

Comunicação/URI-Erechim
por  Comunicação/URI-Erechim
21/11/2020 18:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Lançado oficialmente, de forma virtual, por causa da pandemia do COVID-19, o livro "Novo Rumo", do diplomado em Direito da URI, major Uilson Cecconello, comandante do 13ºBPM de Erechim. O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, especialmente na área rural, através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional.

O programa visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM, com ênfase àquelas de maior envergadura como roubo a banco, roubo e furto de veículos, de produtos e equipamentos rurais (domésticos ou de uso agropecuário), abigeato, roubo a passageiros de transporte coletivo intermunicipal, interestadual e internacional, sem prejuízo do combate ao narcotráfico, comércio ilegal de armas, contrabando e descaminho.

Major Uilson, autor da obra, com André Martinovski e o professor Idanir Ecco

É o mapeamento de vias e o cadastramento das propriedades situadas no meio rural do 13º BPM, por intermédio da coleta das coordenadas geográficas (latitude e longitude) de cada área de terra, de acordo com a documentação constante do registro de imóveis, sendo tais dados disponibilizados às guarnições de serviço das viaturas da Brigada Militar, através de equipamentos de GPS (Global Position System) devidamente alimentados e instalados nos citados veículos oficiais.

Nas cidades está sendo implementado no mapeamento das vias urbanas, de acordo com a atualização do plano diretor e a implantação de novos loteamentos e malha viária com ruas, avenidas e demais logradouros públicos, conforme o avanço da ocupação residencial, comercial, industrial ou mista, dependendo da natureza de cada espaço da cidade.

Como forma de registro da existência do programa Novo Rumo, o Major Uilson produziu uma obra literária com a denominação “Programa Novo Rumo – Georreferenciamento sob a ótica policial”, visando também uma maior amplitude na divulgação da iniciativa, propiciando que todos os Policiais Militares da Brigada Militar tivessem acesso a um material de apoio na implementação do projeto em todo o RS, bem como proporcionar ao meio acadêmico e para toda a sociedade, o conhecimento de uma estratégia do 13º BPM para oportunizar a todas as pessoas, um atendimento de excelência no serviço prestado pela instituição à comunidade local e regional.

A major faz questão de ressaltar que a obra só foi possível graças ao apoio de um grupo abnegado de pessoas. “Quero, neste momento, agradecer a indispensável participação do Coronel André Idalmir Savian Giuliani, Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (Passo Fundo) por prefaciar a obra. Da mesma forma, André Gasparetto Martinovski, na elaboração do texto da apresentação do livro, assim como André Medeiros, pela criação e gentil cedência da logomarca do programa. Igualmente quero agradecer o apoio da Direção da URI Erechim, através do Professor Idanir Ecco, coordenador do Curso de Pedagogia, que foi o Orientador Metodológico deste trabalho, assim como ao setor de Marketing, Comunicação e Eventos. Da mesma forma, Fábio Vendrusculo, Diretor-Proprietário da Gráfica e Editora GRAFFOLUZ, pelo auxílio na edição e produção das artes gráficas e a todos os Policiais Militares do 13º BPM que colaboraram na execução da ideia, especialmente o Capitão Ailton César Trindade, de Getúlio Vargas, e o Tenente Lorival Ribeiro da Silva, de Erechim”, frisou o comandante.

O major também faz um agradecimento aos Sindicatos Rurais de Erechim e Getúlio Vargas, aos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios onde o programa foi aceito e está em execução, os CONSEPROs, às empresas colaboradoras como SICREDI e CRESOL, juntamente com a comunidade em geral. Enfatizou que todos foram fundamentais para o sucesso atual do programa, que está sendo implantado em todo o RS pela Brigada Militar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE