Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação SAAB
Mundo

Novo caça da Força Aérea decolou de Navegantes nesta quinta-feira; Vídeos

A aeronave, modelo Gripen E, faz parte de uma encomenda de 36 novos caças e custa cerca de US$ 60 milhões cada um. Vídeo mostra caça pelas ruas de Navegantes, entre o porto e o aeroporto

NSC/SAAB
por  NSC/SAAB
24/09/2020 14:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O caça FAB 4100, nova aeronave da Força Aérea Brasileira, decolou por volta das 13h desta quinta-feira do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, e foi para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

O avião, fabricado na Suécia, chegou no último domingo a Santa Catarina, a bordo de um navio. Este foi o primeiro voo do novo caça no Brasil.

A aeronave, modelo Gripen E, faz parte de uma encomenda de 36 novos caças feitas em 2014 pelo governo brasileiro à empresa sueca SAAB. O avião custa cerca de US$ 60 milhões.

O caça chegou lacrado a Navegantes, e nos últimos dias foi preparado para o voo de estreia. De Santa Catarina, o avião foi para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A empresa brasileira tem acordo de transferência de tecnologia com a Saab para a renovação das aeronaves brasileiras.

De acordo com a Aeronáutica, o Centro de Ensaios é uma unidade de teste, equipada com instrumentos, onde será dada continuidade aos ensaios com o caça que foram iniciados no ano passado, na Suécia. Como está em fase de testes, sob coordenação da Saab, a operação do Gripen ocorrerá em ambientes controlados por enquanto.

O novo caça será apresentado oficialmente pelo governo brasileiro no dia 23 de outubro, em Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE