Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Política

Número de candidatos indígenas quase dobra no RS

Em todo o Brasil, o aumento em candidatos autodeclarados indígenas chega a 88,51%.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
06/11/2020 22:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cento e 25 indígenas se candidataram a prefeito (2), vice-prefeito (3) e vereador (120) no Rio Grande do Sul, em 2020. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o número quase dobrou em relação a 2016, quando 69 concorreram.

Em todo o Brasil, o aumento em candidatos autodeclarados indígenas chega a 88,51%: em 2016, foram 1175 candidaturas e, agora, 2.215.

Atualmente, o Rio Grande do Sul não conta com prefeitos da etnia, mas há oito vereadores eleitos: três em São Valério do Sul – Francisco Gomes (PDT), Siduelio Miguel (PT) e Vergilio Camargo (MDB) -; um em Iraí – Jadir Jacinto (PP); um em Redentora – Derli Bento (PCdoB); um em Benjamin Constant do Sul – Elizeu Garcia (PT); um em Charrua – Jacó Antônio (PP), e uma em Gramado dos Loureiros – Claudete Tomaz (Cidadania).

Em 2016, também se elegeu vereador, em Tenente Portela, Valdonês Joaquim, pelo PSD. Atualmente, contudo, ele cumpre pena após ter sido condenado em um processo criminal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE