Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

O grito engasgado do general faz eco pelo Brasil

- Por Anaximandro Zambonatto Pezzin

Anaximandro Zambonatto Pezzin
por  Anaximandro Zambonatto Pezzin
28/02/2020 11:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Quando a informação era ‘‘monopolizada’’, passavam despercebidos ao público em geral os bastidores políticos. Líamos, assistíamos e ouvíamos informações parciais, manipuladas ou omissas, a serviço de grandes interesses. Aberrações como o loteamento da máquina pública, chegavam aos eleitores como conquistas, induzindo a massa a crer que fosse de interesse nacional e útil à população.

Em dado momento, o dispendioso e ineficiente inchaço atingiu marca de 40 ministérios, secretarias, estatais, empresa públicas, acomodando vagas, incontáveis CC’s, atendendo interesses escusos, motivo de parte das péssimas experiências e resultados da anterior gestão, que a exemplo das anteriores cedia a pressão imposta pelo legislativo.

Muito longe da utilidade pública, o Executivo estava em parte, a serviço do troca-troca com o Legislativo, cedendo a coisa pública para o interesse privado.

Seguia a velha política, aceita e tolerada, maquiada pela grande imprensa, esta contemplada com generosas verbas publicitárias, financiando sua miopia. 

Veio a informação. Disseminada nova tecnologia, o monólogo das gigantes de súbito, sucumbiu.

Num instante pessoas comuns puderam se manifestar como nunca antes e a realidade aflorou, levando a conhecimento dos comuns, como de fato as coisas funcionavam.

Chegou ao poder um novo grupo que busca reais mudanças, esbarrou na corriqueira e viciada velha política. 

Em seu mundo paralelo, os antigos insistem em agir como antes. 

Seguem a exigir da executiva como se estivessem tratando com os antecessores. 

O atrito foi inevitável.

A ausente justificativa para as exigências, chorosos pela negativa, passaram acusar a executiva de suposta agressão ao legislativo.

Colocando as coisas as claras, o ministro farto daquela conduta, pode até ter sido infeliz nas palavras, mas foi brilhante no raciocínio, esclarecendo que não cederão a chantagens.

Frustrada a tentativa de manter as coisas como eram, a mídia, alguns deputados e senadores acusam o ministro de ataque as instituições.

Infelizes e falsas as acusações. O General Heleno quer exatamente o oposto, respeita a Constituição, zela e prima pela autonomia das instituições, porém, assim como a maioria da população, exige que os eleitos estejam a serviço do interesse público. 

Despreza, assim como todo cidadão de bem, o uso do mandato para interesse particular, rejeitando o enriquecimento sem causa.

Com a polêmica, fundamentada em denúncias maldosas daqueles que estão perdendo os favores de antes, o General Heleno recebe apoio popular. De fato, não se pode mais tolerar a velha política.

É inaceitável o loteamento, troca-troca, entrega de cargos, secretarias e ministérios.

Já é passada a hora de dar um basta a esta modalidade de ‘‘negociação’’, verdadeiro mercado de votos do Congresso. 

Não foi para isso que os deputados e senadores foram eleitos. 

Respeite-se a Constituição, respeite-se os poderes, respeite-se o interesse coletivo.

Vede-se o uso do mandato para interesse privado, cessem os privilégios, acabemos com os super salários, fim aos benefícios e regalias, afinal, os eleitos são homens e não deuses.

AnaximandroZambonatto Pezzin, empresário e Advogado em Erechim RS, pós-graduado em Gestão Cooperativa e Direito da Empresa e do Consumidor.

E-mail: anaxpezzin@gmail.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE