Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Olimpíadas de Tóquio já têm nova data: 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Nova data dos Jogos é confirmada após adiamento por conta da pandemia de coronavírus

CP
por  CP
30/03/2020 09:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira a nova data para as Olimpíadas de Tóquio. Os primeiros Jogos da era moderna a serem transferidos – por conta da pandemia do novo coronavírus – serão disputados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, na capital japonesa. Conforme os organizadores, a escolha se deu em base de três vetores principais: proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção da Covd-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e o calendário internacional de esportes global.

Primeira reunião do Comitê Organizador de Tóquio e o COI, após o cancelamento das Olimpíadas — Foto: Issei Kato/Reuters

As novas datas são quase exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto e Jogos Paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro). Conforme o Comitê, as lideranças das principais partes envolvidas no evento se reuniram via conferência telefônica nesta manhã, com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, do governador de Tóquio, Koike Yuriko, e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko. Todos concordaram com o novo cronograma.

"Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia de Covid-19", diz o comunicado. "Também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas", explica.

Como foi confirmado anteriormente, todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. No entanto, os orçamentos terão revisão e o contrato com algumas das sedes esportivas também passará por renegociação.

Autoridades se manifestam

Após a decisão, Bach agradeceu às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta.

"Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel", disse.
Thomas Bach, presidente do COI — Foto: REUTERS/Denis Balibouse

O Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshirō, disse que as conversas para encontrar uma nova data foram exaustivas. "Não obstante o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez na história, e várias outras questões que já foram destacadas, a programação do evento é a pedra angular dos preparativos futuros, e estou convencido de que tomar essa decisão rapidamente ajudará a acelerar o futuro preparações. Gostaria de agradecer a todas as partes interessadas, incluindo a cidade anfitriã, Tóquio e o Governo do Japão, pelo trabalho árduo durante esse curto período. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará trabalhando duro para o sucesso dos Jogos do ano que vem", pontuou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE