Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/G1/RS
Rio Grande do Sul

Onda de calor vai provocar temperaturas de até 41ºC no RS

Fronteira Oeste, Campanha e Extremo Sul serão as regiões mais afetadas com o calorão neste final de semana. A umidade do ar pode ficar em 30% no RS, menos o litoral.

GaúchaZH
por  GaúchaZH
11/03/2020 19:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo potencial, que se estende até sábado, para onda de calor que deve atingir o Rio Grande do Sul. Segundo a publicação, a temperatura no Estado deve estar 5°C acima da média por um período de dois ou três dias.

De acordo com a Somar Meteorologia, as maiores temperaturas serão registradas entre sexta-feira (13) e domingo (15), sendo a Fronteira Oeste, a Campanha e o Extremo Sul os focos da onda de calor. Cidades como Uruguaiana, São Borja e Alegrete atingirão a máxima de 41°C — o que simboliza 7°C acima do normal para essa época do ano. Já em Santana do Livramento, em Jaguarão e no Chuí, os termômetros podem chegar a 40°C na sexta e no sábado (14).

Para todo o Estado — exceto o Litoral — também há alerta em relação a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 20% durante o final de semana. Carine Malagolini Gama, meteorologista da Somar, explica que os desvios de temperatura acima da média devem atingir todos os municípios, inclusive a região serrana:

— Nesse período, as máximas em cidades como Canela e Bento Gonçalves devem ficar entre 32°C e 34°C, o que é extremamente elevado para a região.

Na Capital, a temperatura segue em elevação até o final de semana, quando atinge a máxima dessa onda de calor: 38°C. Nesta quarta (11), os termômetros devem chegar a 34°C. Na quinta (12), a máxima será de 36°C e, na sexta, 37°C. Os demais municípios da região central devem registrar máximas entre 38°C e 40°C.

O Litoral também terá tempo seco e muito calor durante este período: em Tramandaí, as máximas variam entre 30°C e 31°C; em Capão da Canoa, os termômetros devem atingir 32°C na sexta, e 33°C no sábado e no domingo. Já em Mostardas, no Litoral Sul, a temperatura fica entre 28°C e 30°C de sexta a domingo.

Até sábado, não há previsão de chuva para nenhuma região do Estado. O bloqueio atmosférico, que ocasiona o calorão e o clima seco, começa a se afastar somente no domingo. Apesar da temperatura se manter elevada durante o dia, podem haver pancadas isoladas de chuva no Extremo Sul a partir do início da noite, decorrentes de uma frente fria que se aproxima do RS.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE