Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Onde mora a violência? Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa traz alerta sobre o tema

Até 18 de junho, Sesc irá promover lives sobre fake news, envelhecimento e espiritualidade.

Assessoria Sesc
por  Assessoria Sesc
10/06/2020 14:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um a cada seis idosos é vítima de violência no mundo. No Brasil, um levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, em 2018, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos em relação ao ano anterior. Com o aumento dessa população, que tende a dobrar nas próximas décadas de acordo com projeção do IBGE, debater sobre o tema é cada vez mais importante e necessário. Atento a isso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza, durante a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, diversas ações para reflexão sobre os maus-tratos a pessoas com 60 anos ou mais.

Dentro da campanha Onde mora a violência, que integra o Junho Violeta, o Sesc/RS irá promover nesta sexta-feira (12/06) o debate A epidemia da fake news e a violência contra pessoa idosa. O encontro virtual será no YouTube do Sesc/RS, a partir das 15h. A live contará com a participação de Jonathan Rocha, cientista social, mestrando em Políticas Públicas pela UFRGS e agente de cultura e lazer do Sesc Cachoeirinha, e Bruno Luce, jornalista e biblioteconomista, mestrando em Informática da Educação pela IFRS. O bate-papo será conduzido pela coordenadora do Programa Sesc Maturidade Ativa no RS, Michele Silveira.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, será marcado por uma conversa sobre Violência contra o Idoso durante a Pandemia com o especialista em estudos do envelhecimento e presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache, com o Doutor em Saúde Pública pela USP Alexandre Silva e com a escritora Conceição Evaristo. A transmissão será a partir das 16h, no YouTube do Sesc/SP (www.youtube.com/sescsp) e terá abertura com a socióloga e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Vania Herédia, e mediação de Gabriel Alarcon.

Para finalizar a programação, acontece no dia 18 de junho, a partir das 15h, a live Arte de viver, a música e seu papel transformador, no Facebook do Sesc/RS. O convidado será o cantor e compositor Samuel Sodré, com mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

12/06 (Sexta-feira) - A epidemia da fake news e a violência contra pessoa idosa

Horário: 15h

Convidados: Jonathan Rocha (cientista social, mestrando em Políticas Públicas pela UFRGS, agente de cultura e lazer do Sesc Cachoeirinha) e Bruno Luce (jornalista e biblioteconomista, mestrando em Informática da Educação pela IFRS)

Como acessar: no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs)

15/06 (Segunda-feira)

Violência contra o Idoso durante a Pandemia

Horário: 16h

Convidado: Alexandre Kalache (especialista em estudos do envelhecimento e presidente do Centro Internacional da Longevidade); Alexandre Silva (Doutor em Saúde Pública pela USP); e a escritora Conceição Evaristo. A abertura será da socióloga, presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Vania Herédia; e mediação de Gabriel Alarcon.

Como acessar: no canal do Sesc/SP no YouTube (https://www.youtube.com/sescsp)

18/06 (Quinta-feira)

Arte de viver, a música e seu papel transformador

Horário: 15h

Convidados: Samuel Sodré (cantor e compositor); mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo.

Como acessar: na página do Sesc/RS no Facebook (www.facebook.com/sescrs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE