Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Parque Estadual do Turvo faz registro inédito de espécie ameaçada de extinção

Registro confirma importância do parque e ressalta a necessidade da conservação de áreas de proteção.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
13/07/2020 10:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em uma das Unidades de Conservação (UC) administradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), no Parque Estadual do Turvo, foi realizado um registro inédito neste mês de julho: foi visto um animal da espécie cachorro-vinagre (Speothos venaticus).

De acordo com o gestor da UC, Rafael Diel Schenkel, essa espécie, difícil de ser observada em campo, é considerada rara e ameaçada de extinção. O registro foi realizado durante uma atividade de monitoramento de fauna. Dois animais da espécie foram avistados e fotografados pelo biólogo e guarda-parque Anderson Cristiano Hendgen e o estagiário Ademir Fick.

Foto: Divulgação / Sema / Ademir Fick

A espécie não consta na lista de mamíferos do Rio Grande do Sul e não havia informações atuais ou históricas sobre sua ocorrência no Estado, o que torna o registro motivo de comemoração pelos pesquisadores.

“O registro confirma a importância do parque e ressalta a necessidade de conservação de áreas de proteção, para que seja possível a manutenção de espécies de fauna, o que também possibilita descobertas relevantes como esta. Dessa forma, podemos ver o principal objetivo do parque, a proteção da biodiversidade, sendo cumprido”, afirma Schenkel.

O Parque Estadual do Turvo, localizado na região norte, é o maior e mais representativo fragmento de Mata Atlântica do Rio Grande do Sul.

Características

O cachorro-vinagre tem pequenas orelhas arredondadas, pernas e cauda curtas e coloração marrom. A dieta é exclusivamente carnívora. A espécie é considerada predominantemente florestal. O cachorro-vinagre é classificado como vulnerável pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Na Mata Atlântica, os únicos registros são em São Paulo e no Paraná. As principais ameaças à espécie são a perda e a degradação de habitat causada por desmatamento, adensamento humano e doenças como raiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE