Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Pedido de impeachment do governador Carlos Moisés é protocolado

Para o afastamento de Moisés, a votação do processo de impeachment precisa de 27 dos 40 votos dos deputados catarinenses

ClicRDC
por  ClicRDC
12/05/2020 22:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi protocolado nesta terça-feira (12), o pedido de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. O pedido é justificado devido ao pagamento antecipado da compra de 200 respiradores, no valor de R$ 33 milhões e as irregularidades referentes à contratação do hospital de campanha, em Itajaí. O deputado Mauricio Eskudlark e a Deputada Ana Campagnolo protocolaram o pedido de impeachment.

Peterson Paul/Secom

De acordo com Eskudlark, foi feito um trabalho técnico com advogados e autoridades, onde se colheu provas e declarações de servidores sobre a forma de contratação da empresa VeigaMed. “Como deputado, nossa obrigação constitucional é de fiscalizar e de tomar providências em defesa da população”, afirma Eskudlark.

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, a deputada Ana Campagnolo, subscritora do pedido de impeachment de Carlos Moisés falou sobre ação.

“É um homem arrogante, prepotente, debochado, acabamos descobrindo que não é um homem grande e nem um grande homem. Temos um governador que faz seleção pessoal para receber prefeitos e deputados, que se vangloria de não ter loteado cargos, mas loteou com seus amigos pessoais e se aproveitou da pandemia para assinar decretos autoritários e fazer compras superfaturadas”, afirmou Ana Campagnolo.

O governador Carlos Moisés não se pronunciou sobre a protocolação do pedido de impeachment.

Tramitação

Para o afastamento do Governador, a votação do processo de impeachment precisa de 27 dos 40 votos dos deputados catarinenses.

“O presidente do Parlamento recebe o pedido, analisa e encaminha à procuradoria para verificar se há legalidade. A partir disso, haverá o prazo de 15 dias para o Governador se manifestar. Também será formada uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa para analisar a defesa de Carlos Moisés. Caberá ao colegiado encaminhar o parecer, pela admissibilidade ou não, do pedido de impeachment. Sendo favorável, o parecer também deve ser admitido em plenário por 2/3 dos parlamentares. Ocorrendo a admissibilidade em plenário, o pedido será analisado pelo Tribunal Misto – formado por cinco desembargadores e cinco parlamentares. Nessa fase do processo, a substituta, vice-governadora, é chamada para assumir o cargo” explicou Eskudlark.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE