Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Pesquisadores de Santa Catarina vão testar vacina da pólio contra a Covid-19

Ideia é encontrar solução emergencial para frear coronavírus.

NSCTotal
por  NSCTotal
15/06/2020 13:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de médicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Hospital Universitário de Florianópolis pretende avaliar o uso da vacina contra poliomielite para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19, informou nesta segunda-feira (15) o Governo do Estado.

De acordo com o governo, a previsão é que os testes comecem ainda no mês de junho, com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis, e que os primeiros resultados possam ser divulgados em três ou quatro meses.

Médicos do Hospital Universitário iniciarão pesquisa sobre vacina para prevenir a Covid-19(Foto: Cristiano Estrela, Secom)

O objetivo é encontrar uma solução emergencial para a doença, já que uma vacina específica para a Covid-19 pode demorar mais de um ano para ser desenvolvida.

O estudo contará com quase R$ 100 mil aprovados em edital de combate à Covid-19, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Segundo dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) neste domingo (14), Santa Catarina chegou a 13.360 casos confirmados de Covid-19 e 195 mortes pela doença.

A ideia de testar a vacina da polio contra o coronavírus, de acordo com o Governo do Estado, surgiu após uma busca entre as imunizações já conhecidas, feita a fim de encontrar alguma que pudesse ajudar no combate à doença.

Entre as vacinas encontradas com esse perfil, estão a BCG, a do sarampo e a da poliomielite. Todas têm em comum o uso de micro-organismos vivos, de forma atenuada, para que o corpo possa reagir e criar imunidade.

Segundo divulgou o governo, Santa Catarina será pioneira ao pesquisar a ação da vacina da poliomelite contra o coronavírus. As outras duas com o mesmo perfil, a BCG e a do sarampo, são avaliadas, respectivamente, pelos Estados Unidos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Como a pesquisa vai funcionar

Conforme o governo catarinense, os profissionais da saúde foram escolhidos como público-alvo nesta primeira fase por causa da exposição do grupo à contaminação. Inicialmente, serão acompanhados 300 voluntários.

Metade receberá a vacina e a outra, um placebo. A partir daí, cada um deles será testado periodicamente para saber quem pegou a doença e como foram os sintomas. Para isso, serão realizados dois tipos de testes: o rápido para confirmar a contaminação e o sorológico para saber se houve produção de anticorpos.

Os trabalhos serão realizados no Centro de Pesquisa do Hospital Universitário de Florianópolis e devem se estender ao longo de 2020. Mas a expectativa, conforme o Governo do Estado, é divulgar os primeiros dados em três ou quatro meses, e que em seis meses seja possível ter um resultado final.

O objetivo agora é confirmar se a vacina será capaz de garantir imunidade inata, prevenindo a contaminação contra a Covid-19 pelo período de quatro a 10 semanas após a imunização. Em seguida, teria o efeito de estimular a produção de anticorpos, capazes de reduzir os sintomas da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE