Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Peticionamento eletrônico na PRF vai agilizar a prestação de serviços ao cidadão

Interessados poderão acessar serviços públicos digitalmente, sem a necessidade de atendimento presencial ou envio de documentos físicos.

Nucom PRF
por  Nucom PRF
03/08/2020 13:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir desta segunda-feira (03) é possível solicitar pelo portal da Policia Rodoviária Federal na internet cinco tipos de serviços que até então só poderiam ser podem ser feitas fisicamente nas unidades do órgão ou através dos Correios. Para ter acesso ao Peticionamento Eletrônico é preciso fazer um cadastro.

A princípio, estarão disponíveis cinco tipos de serviço: Defesa de Autuação, Recurso de Multa, Identificação de Condutor Infrator e Solicitação de Retificação de Boletim de Acidente de Trânsito e e Solicitação de Cópia ou Vista de Processo/Documento. Todos poderão ser acessados 24h por dia. Futuramente, outros serviços também devem ser disponibilizados.

O interessado deverá previamente fazer um cadastro no Sistema Eletrônico de Informações -SEI. Após este ser validado, o usuário poderá acessar o sistema e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessários. Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento.

A iniciativa está alinhada com a Estratégia de Governo Digital para o período 2020 a 2022, definida por meio do Decreto n° 10.332 da Presidência da República (confira clicando AQUI a íntegra do decreto). A entrada em vigor do peticionamento eletrônico marcará um momento histórico da PRF que, neste dia 24 de julho, completou 92 anos de serviços prestados à sociedade, em uma escalada de inovação, tecnologia e inteligência policial.

De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a desburocratização dos serviços é uma das diretrizes da nova gestão, que buscará oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão. “Esse segundo ano rumo ao centenário será marcado por uma transformação digital e o peticionamento eletrônico é o primeiro passo para a prestação de serviços cada vez mais de excelência à sociedade”, disse. “O objetivo é abandonar o papel e, num futuro próximo, transformar a PRF em uma polícia 100% digital”, concluiu.

O passo a passo desse processo de mudança está descrito no Plano de Transformação Digital da PRF, assinado pelo Diretor-Geral durante a solenidade de comemoração aos 92 anos da instituição realizada na última sexta (24), na sede do órgão, em Brasília. O Plano prevê uma agenda de migração de diversos serviços para plataformas digitais até junho do próximo ano. Além do peticionamento eletrônico, o documento prevê ainda a disponibilização de outros serviços ao cidadão, criação de aplicativo (App) e unificação de canais digitais.

O sistema para o peticionamento eletrônico poderá ser acessado AQUI ou por meio do endereço https://sei.prf.gov.br/acessoexterno

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE