Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Pfizer planeja ter mais de 1,3 bilhão de vacinas contra Covid em 2021

Para este ano, previsão é de 50 milhões de doses de vacina

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/11/2020 22:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A farmacêutica Pfizer espera obter o registro da vacina contra a Covid-19 na Food and Drug Administration (FDA, agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos) em dezembro, permitindo iniciar a vacinação nos Estados Unidos ainda neste ano. Ao participar de um simpósio online promovido pela Academia Nacional de Medicina, o presidente da companhia no Brasil, Carlos Murillo, adiantou que 50 milhões de doses estarão disponíveis já neste ano, e o total para o ano que vem chega a 1,3 bilhão de doses, para todo o mundo.

“No caso do Brasil, ainda estamos trabalhando fortemente com o governo brasileiro para tentar acelerar a disponibilidade o mais rápido possível”, disse Murillo, que explicou que a empresa e o governo seguem em negociação. A previsão da Pfizer é de que os requisitos exigidos pela agência reguladora americana para completar a solicitação de registro devem ser cumpridos na terceira semana de novembro. A partir daí, a avaliação da FDA deve durar cerca de um mês e a concessão do registro de uso emergencial seja feita ainda em 2020.

Foto: Divulgação / CP

Refrigeração

A tecnologia inédita da vacina Pfizer/Biontech, de RNA mensageiro, porém, representa um desafio para a logística: as doses exigem refrigeração em freezers muito mais potentes que os disponíveis em postos de vacinação. Para contornar o problema, a farmacêutica trabalha com parceiros para desenvolver uma embalagem especial que, apenas com gelo seco, consegue conservar a vacina a menos 70 graus centígrados (°C) por até 15 dias.

“Os avanços da ciência estão sendo vistos na parte da vacina e também na parte logística”, disse Murillo, que já apresentou a embalagem ao governo brasileiro. “Não é um tema simples e tampouco resolve a logística, mas muda muito o esquema de pensar que um país precisaria, para cada centro de vacinação, ter um ultrafreezer”.

A proposta da farmacêutica é negociar as embalagens junto com as vacinas, para que possam ser entregues dessa forma nos postos de vacinação. Depois da retirada dessa caixa, a vacina pode ficar em um refrigerador comum por até cinco dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE