Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Pix entra em pleno funcionamento na segunda-feira

O serviço vai funcionar 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
14/11/2020 10:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A fase de pleno funcionamento do Pix, o novo serviço de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, começa na segunda-feira (16). Até agora, clientes selecionados pelos operadores do sistema já tiveram acesso ao sistema, em uma fase prévia que começou no dia 3 de novembro.

O recebimento de transações – seja por inserção manual de dados, seja pela chave Pix – estará disponível para todos os clientes que possuam conta transacional nas instituições habilitadas. O vínculo pode ser de conta corrente, poupança ou de pagamento pré-pago. Contas-salário não poderão fazer uso do Pix. O serviço vai funcionar 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que tem a mesma função de uma TED, DOC ou boleto. A diferença é que este novo meio de pagamento permite que a transferência do dinheiro seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, a qualquer hora.

Como fazer cadastro no Pix

O cadastro para utilização do Pix poderá ser realizado por meio de um dos canais de acesso da instituição em que você possui conta, inclusive aplicativo instalado no smartphone. Até a sexta-feira (13), 762 instituições foram aprovadas para participar do sistema.

Para o registro, o cliente terá de confirmar a posse da chave (número de CPF ou de celular, um endereço de e-mail ou até mesmo uma combinação escolhida pelo usuário) e vinculá-la a uma conta para recebimento dos recursos.

Desta forma, será preciso apenas informar a chave do Pix para receber uma transferência, sem precisar passar o número de agência e conta e CPF, dados necessários para transações convencionais realizadas pelos bancos, como TED e DOC. Outra vantagem do PIX é que ele é gratuito entre pessoas físicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE