Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

PIX: Receita Federal vai fiscalizar transferências para identificar transações irregulares

O Pix permite transferências imediatas de recursos sete dias por semana

O Sul
por  O Sul
13/11/2020 10:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Receita Federal acompanhará de perto as movimentações financeiras efetuadas pelos brasileiros e pelas empresas por meio do Pix – novo sistema de pagamentos instantâneos instituído pelo Banco Central, que começa a operar na segunda-feira (16).

O Pix permite transferências imediatas de recursos sete dias por semana, 24 horas por dia. Um período de testes começou no dia 3 deste mês. A expectativa é de que o sistema seja o substituto dos DOCs e TEDs, disponibilizados atualmente pelas instituições financeiras para a movimentação de recursos.

“As informações sobre movimentação financeira dos contribuintes permanecem sendo importantes para identificar irregularidades e dar efetividade ao cumprimento das leis tributárias”, informou a Receita Federal.

De acordo com o órgão, a prestação de dados financeiros pelos bancos assegura os “elementos mínimos necessários para garantir os meios para que a administração tributária consiga ser efetiva no cumprimento da sua missão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE